spot_img
spot_img

Exposição Manspasi destaca a conexão entre Suriname e Holanda na luta pela emancipação

Abertura foi realizada na quinta-feira (30) pelo ministro do Interior (BiZa), Bronto Somohardjo.

Atualizado há

- Publicidade -

“Manspasi; História conectada de luta no Suriname e na Holanda”, tema da exposição que pode ser vista de 31 de março a 28 de abril no prédio do National Archives of Suriname (NAS) na Jaggernath Lachmonstraat. A exposição é organizada em colaboração com o NAS, a Organization for Community Work-NAKS e The Black Archives Netherlands (TBA). Isso em vista da comemoração da abolição da escravatura, há 150 anos, no Suriname, em 1º de julho. A abertura foi realizada na quinta-feira (30) pelo ministro do Interior (BiZa), Bronto Somohardjo.

Mesmo após a abolição da escravatura, várias formas de desigualdade, racismo e exploração persistiram por muito tempo. A história mostra, porém, que onde houve desigualdade e opressão, sempre houve resistência e lutas de emancipação. Segundo o ministro, a luta travada pela emancipação e libertação ainda não foi adequadamente explicada e descrita na perspectiva do Suriname. “Pouco se sabe entre os nossos jovens e mesmo a geração mais velha sobre a contribuição de, entre outros, Kaikoesie, Hermiene Huishoud, Otto e Singoredjo”.

De acordo com o ministro Somohardjo, é importante que a história oculta seja acessível a um público amplo por meio de exposições, palestras e outras atividades. É por isso que ele está muito satisfeito com a iniciativa dessas três organizações, que tomaram a iniciativa de destacar os heróis esquecidos da resistência surinamesa e os movimentos de emancipação na Holanda e no Suriname por meio da exposição. O ministro considera a colaboração entre o NAS e o TBA um bom exemplo de como as organizações da diáspora na Holanda podem colaborar com organizações no Suriname. Ele pede a todos que aproveitem esta oportunidade para aprender sobre a resiliência e a solidariedade de nosso povo no passado e espera que possamos tomar isso como um exemplo para sobreviver à crise social e econômica.

- Publicidade -

O NAS, TBA e NAKS possuem documentos e arquivos únicos e especiais que mostram uma história subexposta da luta pela emancipação no Suriname e na Holanda. Mostra que houve uma forte conexão entre os movimentos de emancipação no Suriname e os movimentos da diáspora na Holanda. As organizações colaboradoras querem tornar visível através da exposição uma parte subexposta de uma história comum. A troca de conhecimento sobre os arquivos e sua gestão, portanto, desempenha um papel essencial nisso. A exposição mostra uma exploração de arquivos que cercam a história conectada de luta e emancipação em ambos os países. A longo prazo, as organizações pretendem firmar uma parceria no campo da troca de conhecimento em torno dos arquivos.

The Black Archives é uma iniciativa de base que se originou da necessidade de conhecimento dentro do Suriname e da comunidade negra na Holanda. Embora falte conhecimento técnico sobre gerenciamento de arquivos, há muito conhecimento substantivo no campo da história do Suriname e dos negros, colonialismo, escravidão e movimentos de descolonização, bem como o desenvolvimento de gerenciamento de projetos e eventos. O Arquivo Nacional do Suriname é um instituto profissional com conhecimento e experiência na área de gerenciamento de arquivos. Os arquivos se encaixam bem em termos de conteúdo. É muito especial que o NAKS também se encaixe bem na cooperação, porque eles têm conhecimento e experiência sobre a herança cultural dos afro-surinameses. A exposição pode ser visitada diariamente de 31 de março a 28 de abril das 8h30 às 14h30 no NAS em Mr. Jaggernath Lachmonstraat 174. As escolas podem agendar uma visita à exposição no tel. 430035 ou 430040 ou envie um e-mail para info@nationaalarchief.sr. Quem quiser uma visita guiada durante a feira também pode agendar com antecedência.

A exposição foi inaugurada em 30 de março de 2023 no Arquivo Nacional do Suriname (Mr. J. Lachmonstraat 174) e pode ser vista até 28 de abril de 2023, das 8h30 às 14h30. Todos são bem vindos!

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: