CAIENA – No último domingo, o promotor de Caiena confirmou a morte de um garimpeiro ilegal brasileiro durante uma operação de combate à extração ilegal na Guiana Francesa. O promotor, Yves Le Clair, relatou que o incidente ocorreu na quinta-feira, por volta do meio-dia, quando uma patrulha conjunta da polícia e das Forças Armadas da Guiana se deparou com quatro quadriciclos “decididos a abrir caminho”.
De acordo com Yves Le Clair, um dos brasileiros, “apesar das advertências, correu em direção a um policial com um facão na mão”. Diante dessa ameaça iminente, um segundo agente “foi obrigado a abrir fogo para proteger seu colega”, resultando no brasileiro sendo baleado no ombro e posteriormente falecendo devido aos ferimentos.
O incidente teve lugar próximo a um afluente do rio Abounami, na comuna de Papaichton, oeste da Guiana, uma área conhecida por ser afetada pela extração ilegal de ouro. Yves Le Clair, ao comentar o incidente, afirmou que o agente envolvido “matou para se proteger”, enfatizando a natureza defensiva da ação policial. No entanto, a situação ainda está sob investigação para esclarecer os detalhes precisos do confronto.