spot_img
spot_img

EXCLUSIVO LPM NEWS: Cearense suspeito de chefiar grupo criminoso na Guiana Francesa é alvo de operação do MP

Operação Sintonia iniciou nesta quarta-feira (10), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). O objetivo, conforme o MP, é cumprir oito mandados de prisão preventiva em Fortaleza.

Atualizado há

- Publicidade -

Um homem apontado como um dos líderes de um grupo criminoso na Guiana Francesa é alvo de uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Ceará. A Operação Sintonia iniciou nesta quarta-feira (10), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

O objetivo, conforme o MP, é cumprir oito mandados de prisão preventiva em Fortaleza, expedidos pelo Poder Judiciário e cumpridos com apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO), da Polícia Civil. A operação busca combater o crime organizado em vários estados, através de articulação do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que reúne integrantes dos GAECOs de todo o país.

O MP explicou que as investigações no Ceará começaram a partir do compartilhamento de provas encaminhadas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), quando foi deflagrada a Operação Solis, em 2021. À época, a operação prendeu suspeitos de integrar facção que atua dentro e fora dos presídios, praticando tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros delitos.

- Publicidade -

Após a análise do conteúdo dos aparelhos de telefonia celular apreendidos, de um membro da organização criminosa em São Paulo, foi descoberto que um dos alvos era o cearense, apontado pelas investigações como uma das lideranças da facção criminosa na Guiana Francesa. Ele é apontado como responsável principalmente pelo tráfico de entorpecentes.

Com base nas informações, o GAECO do MPCE instaurou Procedimento de Investigação Criminal, visando colher mais informações acerca da prova compartilhada pelo MPSP. Após a identificação dos indivíduos, foi deflagrada a operação Sintonia – Ceará.

Operação Sintonia

O MP informou que o objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais, efetivar prisões de seus integrantes e coletar provas das práticas delituosas detectadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público brasileiro.

A operação ocorre de forma simultânea em 14 estados, conta com a participação de 37 Promotores de Justiça dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) dos Ministérios Públicos dos Estados de Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e com o apoio de 998 policiais militares e civis, para cumprimento de 208 mandados de prisão e 200 mandados de busca e apreensão.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: