spot_img
spot_img

Exame preliminar identifica primeiro caso do novo coronavírus no Brasil

Atualizado há

- Publicidade -

Informação é do Ministério da Saúde. O paciente, internado em São Paulo, já colheu material para a contraprova. Itália tem 11 mortes pelo novo coronavírus e 320 doentes.

Quatro idosos morreram nesta terça-feira (25) na Itália por causa do novo coronavírus. Já são 11 no total. O número de doentes passou de 320, enquanto países vizinhos registraram os primeiros casos.

A praça da Catedral de Milão está quase deserta, mas para quem precisa ir para o trabalho a vida segue na capital econômica do país.

A paulistana Fabiana Nogueira mora em Milão e nem viajou, apesar do carnaval: “Está todo mundo preferindo ficar em casa até para seguir as instruções do Ministério da Saúde, que é evitar ficar nos lugares fechados com muita gente.”

- Publicidade -

O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, afirmou nesta terça-feira (25) que o surto começou no hospital de Codogno, na Lombardia, porque os primeiros pacientes que tinham sintomas leves foram tratados como se tivessem uma gripe normal.

O médico Walter Ricciardi explicou que, quando o primeiro doente foi ao hospital, encontrou o ambiente ideal para que o vírus se alastrasse rapidamente.

O epicentro do surto é a região norte do país. É ali que os casos se multiplicam. A Itália está fazendo testes em massa para detectar os casos positivos, mesmo em quem não tem sintomas.

E os turistas levaram o novo coronavírus para ainda mais longe. Nesta terça-feira, chegou à região da Ligúria, no noroeste, à Toscana, no centro, e à Sicília, no sul. O vírus passou também a fronteira com a Suíça, com a Croácia e com a Áustria, com dois casos na região do Tirol.

O governo isolou um hotel onde uma das pessoas infectadas trabalha como recepcionista.

Outro hotel, nas Ilhas Canárias, que é um território espanhol na costa da África, também foi cercado. Todos os mil hóspedes foram proibidos de sair, depois que um turista italiano, um médico da Lombardia, testou positivo para o novo coronavírus.

Um britânico diz que há carros da polícia estacionados em todas as entradas do hotel. Cada notícia como esta afasta os visitantes.

O governo italiano, que chegou a proibir os voos vindos da China, agora está vendo o seu fluxo de turistas diminuir assustadoramente.

A Itália depende muito do turismo, que é a principal indústria do país. O governo de Roma deve anunciar medidas nos próximos dias para diminuir o impacto na economia.

Além da Itália, o Irã preocupa. Lá o número de casos também cresce a cada dia.

A Turquia, que fechou a fronteira no fim de semana, repatriou nesta terça-feira 140 cidadãos turcos. Eles vão ficar isolados, em Ancara, por 14 dias.

Irã tem 16 mortes confirmadas

No Irã, 16 pessoas morreram por causa do vírus. Há 95 casos confirmados. Entre eles, o vice-ministro da Saúde, que estava liderando o combate à doença.

Também há registros em vários países vizinhos, como Líbano, Afeganistão e Iraque.

A Coreia do Sul é o país com maior número de infectados fora da China: são mais de 970 e dez mortos.

Na China, o número de doentes passa de 70 mil, mas a confirmação de novos casos vem diminuindo a cada dia.

A preocupação com o aumento dos casos do coronavírus fora da Ásia provocou mais um dia de queda nos mercados internacionais. As mais expressivas foram em Nova York e Tóquio. Como é carnaval no Brasil, a Bolsa de São Paulo só vai abrir na quarta-feira (26) à tarde.

Primeiro teste positivo para coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde informou o primeiro teste positivo para coronavírus no Brasil. O paciente, internado em São Paulo, já colheu material para a contraprova, que vai sair na quarta-feira (26).

O material para a contraprova vai ser analisado por um laboratório de referência, o Instituto Adolfo Lutz. Os exames preliminares indicaram positivo para o novo coronavírus em um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que estava na Itália a trabalho. Ele ficou na Itália de 9 a 21 de fevereiro, na região da Lombardia.

Ele voltou no dia 21 para o Brasil, sentiu sintomas que são característicos do novo coronavírus como febre, tosse seca, dor de garganta, e foi até o Hospital Albert Einstein, onde os primeiros exames foram feitos e deram positivo para o novo coronavírus. Agora, a expectativa é pela contraprova. O resultado deve sair na manhã da quarta-feira (26).

A Anvisa informou que está providenciando a lista dos passageiros que estavam no mesmo voo que esse paciente e avisou que os passageiros, apesar de serem monitorados, em princípio não vão entrar em quarentena.

Cuidados básicos

Vale lembrar os cuidados simples contra o novo coronavírus. Por exemplo, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos com frequência com água e sabão e usar álcool em gel.

E, se ficar doente, não ir para escola ou trabalho, que são locais fechados e de maior aglomeração.

Fonte: G1

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: