spot_img
spot_img

EUA espionaram 29 telefones do governo Dilma, revela Wikileaks

Atualizado há

- Publicidade -

GloboNews teve acesso a números grampeados no início da gestão petista. Entre alvos da agência norte-americana está o ex-ministro Antonio Palocci.

O site Wikileaks, que vem revelando nos últimos anos documentos sigilosos da diplomacia norte-americana, divulgou neste sábado (4) uma lista classificada pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos como “ultrassecreta”, a qual revela que, além da própria presidente Dilma Rousseff, 29 telefones do governo petista – incluindo o de ministros, diplomatas e assessores – foram espionados pela agência de inteligência.

O telefone via satélite Inmarsat instalado no avião presidencial, com o qual Dilma se comunica com o mundo quando está a bordo da aeronave, é um dos 29 números grampeados pela NSA. Os números telefônicos foram monitorados no início da gestão Dilma.

- Publicidade -

A GloboNews, em parceria com a publicação online “The Intercept”, divulgou neste sábado, simultaneamente com o Wikileaks, a relação de alvos brasileiros da NSA.

Entre outros nomes, estavam na lista da NSA o ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci; o atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que, à época, ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, responsável pela segurança da presidente da República; e o ex-ministro das Relações Exteriores e atual embaixador do Brasil em Washington Luiz Alberto Figueiredo, então subsecretário-geral de Meio Ambiente.

A relação vazada pelo Wikileaks também mostra que quatro números do escritório da presidente no Palácio do Planalto eram monitorados pelos espiões dos EUA, além dos telefones do assessor pessoal da petista, Anderson Dornelles, e da secretária Nilce.

Os grampos norte-americanos, revela a lista do Wikileaks, também foram instalados em embaixadas, no Banco Central e na residência de diplomatas.

Ao G1, as assessorias do Palácio do Planalto e do Itamaraty informaram que, por ora, o governo não irá fazer comentários sobre a lista de telefones grampeados.

Na relação divulgada neste sábado, além de Palocci, Nelson Barbosa, José Elito e Figueiredo, aparecem outros alvos da espionagem norte-americana no Brasil:

– André Amado, diplomata da Subsecretaria de Ambiente e Tecnologia
– Everton Vargas, ex-embaixador do Brasil em Berlim
– Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, subsecretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda
– José Maurício Bustani, embaixador do Brasil na França, que foi removido da Diretoria da Organização Internacional para Proibição de Armas Químicas por pressão do governo norte-americano
– Luiz Awazu Pereira da Silva, ex-diretor da área internacional do Banco Central
– Luiz Balduíno, atual secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda
– Luiz Filipe de Macêdo Soares, ex-representante permanente do Brasil junto à conferência de desarmamento, em Genebra
– Marcos Raposo, ex-embaixador do Brasil no México e chefe do cerimonial da Presidência da República
– Paulo Cordeiro, da Secretaria de Assuntos Políticos
– Roberto Doring, assessor do ministro das Relações Exteriores
– Valdemar Leão, assessor financeiro do Itamaraty

O vazamento das informações ultrassecretas ocorreu na mesma semana em que a presidente brasileira fez suaprimeira visita oficial à Casa Branca desde que veio à tona que ela tinha sido alvo de grampo dos Estados Unidos.

Em 2013, a revelação de que Dilma havia sido espionada pela agência norte-americana gerou uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Indignada com a espionagem, a presidente brasileira cancelou, à época, uma visita de Estado(a mais alta da diplomacia) agendada para Washington econdenou duramente as ações de espionagem dos EUAna Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York.

No mês passado, quase dois anos depois do início do mal-estar diplomático com a Casa Branca, Dilma afirmou ao jornal belga “Le Soir” que a crise gerada por conta do episódio da espionagem era “uma questão do passado”. Em meio à visita oficial desta semana, o tema não ganhou destaque por parte dos chefes de Estado do Brasil e dos EUA.

Indagada em uma coletiva de imprensa concedida na última terça (30) na Casa Branca sobre se a crise diplomática gerada pelos grampos estava superada, a presidente brasileira chegou a brincar com o fato de ter sido espionada. Ao lado de Barack Obama, Dilma voltou a dizer que o colega norte-americano havia lhe prometido que, se quisesse saber qualquer coisa sobre o Brasil, ele ligaria para ela.

Códigos da espionagem
Em 2013, os documentos sigilosos vazados pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden revelaram que os EUA monitoraram atividades de outros países e de seus líderes, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel. O material obtido por Snowden revelaram que os espiões interceptaram e-mail e telefonemas da presidente brasileira.

No entanto, apesar de mostrar como foi feita espionagem de comunicações de Dilma com seus principais assessores, o  documento havia sido manipulado para esconder quem eram as pessoas ligadas à presidente que eram monitoradas. É justamente esta lista que foi revelada neste sábado pelo Wikileaks.

Um dos programas usados pela NSA é chamado de DNI Selectors, que, segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usuário faz na internet, incluindo o conteúdo de e-mails, e sites visitados.

O programa de espionagem à presidente tinha um código – S2C42. Esse número aparece junto aos nomes alguns dos nomes revelados agora. É o código para espionagem de questões políticas relacionadas ao Brasil.

A lista revela outra operação, com código S2C51: é a mesma que grampeou três presidentes franceses e tinha como objetivo espionar a evolução financeira mundial.

No Brasil, os alvos classificados com o código S2C51 foram Nelson Barbosa, Luiz Balduíno, Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, um homem identificado como Carvalho, que, segundo a GloboNews, pode ser Luiz Eduardo Melin de Carvalho e Silva, ex-chefe de gabinete do ministro da Fazenda até janeiro de 2011, e Luiz Awazu Pereira da Silva.

Assista abaixo ao comentário da repórter especial da TV Globo Sônia Bridi, na GloboNews, sobre a nova revelação de espionagem dos Estados Unidos:

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: