PARAMARIBO E BELÉM – O Pará está na lista dos 11 estados que continuam com risco de fortes chuvas para esta semana, aponta previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira (22), o território paraense aparece em alerta laranja para tempestades, juntamente com a Guiana Francesa e Suriname.
Além disso, o Instituto divulgou em quais regiões do estado devem ocorrer os temporais. Segundo José Raimundo de Abreu, meteorologista do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet (2º Disme), o alerta laranja vai afetar o interior paraense, sobretudo as cidades localizadas no sul do Pará, como os municípios de Conceição do Araguaia, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Xinguara, Tucumã, São Pedro e Xinguara.
O metereologista explica, ainda, que as chuvas seguem em direção ao município de Novo Progresso, chegando no sudoeste paraense, na região dos Tapajós, chegando até Itaituba. “Isso acontece porque vai alinhar uma nuvem, uma linha de instabilidade, que são as linhas de cumulos e cumulonimbus desde o Suriname, Amazonas e vai atravessar o sul do Pará, se estendendo até o Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia. Essa faixa de nuvens, que vai passar essa semana aqui na região, por isso notadamente somente o sul do Pará vai ter chuvas, é o que a gente chama de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Então, essa vai ser a principal responsável pelas chuvas na região”, afirma José Raimundo.