spot_img
spot_img

Esquerda vence eleição na Grécia e promete negociar com credores

Atualizado há

- Publicidade -

Com 95% dos votos apurados, partido Syriza tinha 36,37% dos votos.A Grécia deixou para trás a austeridade desastrosa’, diz líder do partido.

O líder do Syriza, Alexis Tsipras, anunciou que pretende negociar com os credores do país “uma nova solução viável, que beneficie todos”, após vencer as eleições legislativas deste domingo, segundo a France Presse.

Com 95% dos votos apurados, de acordo com a agência EFE, o partido Syriza tinha 36,37% dos votos, nove pontos à frente do partido conservador Nova Democracia, do primeiro-ministro Antonis Samaras. O partido deve ter 149, das 300 cadeiras do parlamento.

- Publicidade -

“O novo governo estará disposto a negociar pela primeira vez com nossos sócios uma solução justa, viável, duradoura, que beneficie todos”, declarou Tsipras, diante de uma multidão reunida na praça da Universidade de Atenas.

“A Grécia avança com otimismo, em uma Europa que muda”, afirmou, em seu primeiro discurso após a vitória eleitoral. “Temos consciência de que os gregos nos deram um cheque em branco. Temos, diante de nós, uma oportunidade importante para a Grécia e Europa”, afirmou.

Sobre as negociações cruciais com os credores do país, a União Europeia e o FMI, o líder do Syriza ressaltou a disposição do futuro governo grego de participar de um diálogo sincero e abordar um plano nacional e um plano sobre a dívida.

Entre seus principais pontos, o programa econômico do Syriza compreende o fim das medidas de austeridade e a renegociação da dívida pública do país, que representa 175% do PIB.

“Não há nem vencedores, nem vencidos. Nossa prioridade é curar as feridas da crise, fazer justiça, romper com as oligarquias, o ‘establishment’ e a corrupção”, afirmou. “A Grécia deixou para trás a austeridade desastrosa e acabou a ‘troika'”, assinalou.

A Grécia aguarda até o fim de fevereiro o desbloqueio da última parcela dos empréstimos acertados com o país com a condição de que sejam respeitados os compromissos firmados com os credores em relação à aplicação das reformas. Desde 2010, os credores acertaram 240 bilhões de euros em empréstimos ao país.

O conservador Antonis Samaras, atual premiê, reconheceu a derrota e felicitou Tsipras em um telefonema. “Os gregos falaram, e respeitamos sua decisão”, disse, na noite deste domingo, após a divulgação dos primeiros resultados parciais.

“Deixo um país que está saindo da crise e é membro da União Europeia e da zona do euro. Pelo bem deste país, espero que o próximo governo mantenha estas conquistas”, assinalou o líder do partido conservador Nova Democracia.

Sete partidos no parlamento
Sete partidos entrarão no parlamento, entre eles o neonazista Amanhecer Dourado, mas não está definido se o Syriza conseguirá as 151 cadeiras que lhe dariam a maioria absoluta.

Segundo os resultados parciais, o Amanhecer Dourado estava em terceiro lugar, com 6,39% dos votos e 17 cadeiras, à frente do To Potami, novo partido de centro-esquerda, que tinha 5,77% dos votos e 16 cadeiras.

A eleição grega também dá esperanças aos partidos da esquerda radical na Europa, especialmente na Espanha, onde o partido Podemos, surgido a partir do movimento Occupy, tem crescido.

Esperança para esquerda
O líder do partido, Pablo Iglesias, disse neste domingo que a vitória de seu aliado Alexis Tsipras nas eleições legislativas permitirá à Grécia emancipar-se da política de austeridade ditada, segundo ele, pela Alemanha.

“Os gregos terão um presidente de verdade, não um delegado de Angela Merkel, que irá priorizar os interesses de seu país e de seu povo”, declarou ao canal de TV La Sexta.

Premiê britânico faz crítica
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, escreveu neste domingo em sua conta da rede social Twitter que a vitória nas eleições gregas da coalização de esquerda radical Syriza “aumentará a incerteza econômica na Europa”.

Cameron acrescentou que esse é o motivo pelo qual o Reino Unido deve “acreditar” em seu plano para manter “a segurança” no país.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: