spot_img
spot_img

Espanha vai anunciar estado de alarme neste sábado por coronavírus

Atualizado há

- Publicidade -

O decreto permitirá impor limites à circulação das pessoas. A decisão acontece um dia depois do Conselho de Ministros ter rejeitado adotar a medida.

A Espanha vai decretar estado de alarme durante 15 dias para conter a epidemia do coronavírus, de acordo com aviso feito pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez nesta sexta-feira (13) pelo governo. A formalização do anúncio deve ser feito no sábado (14), segundo o “El País”, pelo Conselho de Ministros.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez comunicou a medida em uma reunião, mas o governo não oficializou a medida.

A decisão acontece um dia depois do Conselho de Ministros ter rejeitado adotar a medida. Segundo o jornal “El Mundo”, são medidas extraordinárias e restritivas. O governo poderá usar recursos públicos e privados durante o período, aplicar sanções de desobediência ou incumprimento de regras impostas e reduzir a liberdade de movimento das pessoas.

- Publicidade -

A Espanha tem mais de 4.000 casos de coronavírus, segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins. Sánchez, o primeiro-ministro, afirmou que na semana que vem o número deve chegar a 10 mil.

Outras medidas

As autoridades espanholas já tinham colocado em quarentena várias cidades, e anunciado o fechamento de escolas e universidades em todo o território.

Quatro localidades catalãs, onde moram 66 mil pessoas, foram colocadas em quarentena para “manter controlado” um foco “com forte crescimento”. Igualada, a 70 km de Barcelona, é um dos locais, informou a ministra regional da Saúde, Alba Vergés.

As escolas e universidades de todo o país ficarão fechadas até a próxima segunda-feira (16), após recomendação do governo central, de Pedro Sánchez.

O governo anunciou medidas para reforçar os serviços de saúde e minimizar o impacto do vírus no turismo, em um dia no qual a Bolsa de Madri perdeu 14%, a maior queda de sua história.

Entre os dias 13 e 26 de março não poderão atracar nos portos espanhóis navios de cruzeiro “de qualquer origem”.

A Liga Espanhola de Futebol suspendeu seu campeonato por ao menos duas semanas.

Na área econômica, o Executivo aprovou um decreto para injetar 4,225 bilhões de euros, sendo 2,8 bilhões para reforçar os serviços de saúde dos 17 governos regionais.

Também estão previstos 400 milhões de euros em créditos para o setor turístico e de hotelaria, impactado por cancelamentos devido à pandemia.

As pequenas e médias empresas poderão adiar e parcelar o pagamento de impostos nos próximos seis meses, uma medida que manterá em circulação 14 bilhões de euros de liquidez, segundo o governo.

Fonte: G1

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: