31 C
Distrikt Paramaribo
quinta-feira, 9 janeiro, 2025

Embarcação do Greenpeace retida na Rússia retorna para Holanda

Veja também

Barco foi detido em 2013, quando tripulantes tentavam subir em plataforma. Navio será restaurado porque se encontra em más condições.

A embarcação “Artic Sunrise” do Greenpeace, retida em setembro no mar de Barents com 30 tripulantes da organização a bordo, retornou neste sábado (9) à Holanda, após zarpar de Murmansk há nove dias.

O navio atracará no porto de Amsterdã, perto do escritório do Greenpeace, e ali será restaurado, porque se encontra em más condições após um longo tempo sem manutenção, informou a agência holandesa “ANP”.

Os 30 tripulantes do “Artic Sunrise” foram detidos em águas do Ártico em 19 de setembro pela guarda-costeira russa, quando tentavam subir na plataforma ‘Prirazlomnaya’, da Gazprom.

Esta, segundo o Greenpeace, descumpre medidas de segurança e ameaça o ecossistema da região.

“Os 30 do Artic”, como são conhecidos pelo Greenpeace, foram acusados de ‘pirataria’, apesar de depois terem suas acusações rebaixadas a “vandalismo”.

A ação de Moscou causou tensões diplomáticas entre Rússia e Holanda, que foi ao Tribunal Internacional do Direito do Mar, com sede em Hamburgo (Alemanha) para conseguir a libertação dos 28 ativistas, um câmera e um fotógrafo independente.

Em novembro, o tribunal ordenou que a Rússia libertasse o navio do Greenpeace e seus tripulantes assim que a Holanda pagasse uma fiança de 3,6 milhões de euros, uma medida provisória.

A Rússia reiterou então que não reconhecia a jurisdição do Tribunal Internacional do Mar no caso.

Finalmente os ativistas se viram beneficiados pela anistia geral declarada em dezembro pelo parlamento russo com ocasião do 20° aniversário da Constituição.

Os tripulantes do “Arctic Sunrise” procediam da Rússia, EUA, Argentina, Reino Unido, Canadá, Itália, Ucrânia, Nova Zelândia, Holanda, Dinamarca, Austrália, Brasil, República Tcheca, Polônia, Turquia, Finlândia, Suécia e França.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: EFE

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App