Os embaixadores não residentes da República do Paquistão e do Reino da Tailândia prestaram homenagem ao Presidente Chandrikapersad Santokhi. Os diplomatas entregaram suas credenciais ao chefe de Estado na quarta-feira (15). Saksee Phromyothi da Tailândia e Ahmad Hussain Dayo do Paquistão foram recebidos no palácio presidencial. Eles trabalharão para intensificar os laços bilaterais.
Suriname-Tailândia
O presidente Chandrikapersad indicou em um encontro bilateral com o embaixador tailandês que está convencido de que sua experiência contribuirá para fortalecer os laços existentes. O chefe do governo também observa que o Suriname está determinado a aprimorar e promover ainda mais a parceria, guiada pelos princípios de igualdade, cooperação e respeito. O presidente Santokhi refere-se aos muitos resultados tangíveis alcançados em áreas como comércio e investimento, educação e culinária. O chefe de Estado apela a que os dois países prossigam os seus esforços e defendam soluções orientadas para os desafios comuns, nos quais a vertente do multilateralismo assume um papel central.
O Embaixador Saksee Phromyothi vê muitas oportunidades de boa cooperação com o Suriname. Ele indica que o Suriname e a Tailândia têm muito em comum cultural e socioeconomicamente. Sua primeira impressão do Suriname é muito positiva. “Poderemos obter muitos benefícios mútuos com a cooperação entre Suriname e Tailândia”, disse o diplomata.
Suriname-Paquistão
Em uma breve deliberação com o embaixador paquistanês, o presidente Santokhi indicou que ambos os países explorarão as possibilidades de desenvolver ainda mais as relações bilaterais. A troca de experiências, deve ser explorada, no cultivo do arroz. Além disso, os importantes princípios que regem as relações internacionais foram sublinhados pelo Presidente Santokhi. O chefe de governo espera que os objetivos e princípios das Nações Unidas possam ser promovidos.
Para o embaixador Ahmad Hussain Dayo é importante estreitar ainda mais a relação bilateral com Suriname e Paquistão. A prioridade do diplomata é promover o comércio e a economia entre os dois países. Ele também defenderá a proteção do clima junto com o Suriname.
Falando com os dois diplomatas, o presidente Santokhi enfatizou a importância da cooperação e da solidariedade para enfrentar os desafios globais que afetam a humanidade, como mudanças climáticas, terrorismo, doenças, segurança e pobreza.