PARAMARIBO – A Embaixada do Brasil em Paramaribo retomou a iniciativa dos consulados itinerantes, levando os serviços consulares diretamente à comunidade brasileira no interior do país. Nos dias 9 e 10 de novembro, a equipe consular da Embaixada deslocou-se até Albina para prestar atendimento e serviços à comunidade local.
O Embaixador Raphael Azeredo esteve presente para presenciar a instalação e a abertura do consulado itinerante. A missão contou também com a participação dos Adidos militar e policial junto à Embaixada, coronel Francisco Eduardo Henn e delegado Luiz Carlos Porto, respectivamente. Além disso, importantes entidades parceiras do Suriname colaboraram, incluindo o Ministério da Saúde (BOG), Ministério do Trabalho, Ministério da Justiça e Polícia, e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O evento mobilizou a comunidade brasileira da região, oferecendo acesso a uma variedade de serviços consulares. O destaque foi para o serviço de emissão de passaportes, que atraiu grande procura durante o consulado itinerante. Além dos serviços consulares, as entidades parceiras do Suriname também disponibilizaram diversos serviços à comunidade.
As equipes do BOG e da OPAS realizaram testagem de HIV, vacinação contra a malária e distribuição de preservativos. Informações sobre a malária foram prestadas, e kits contendo folhetos informativos e outros itens foram distribuídos. O Ministério da Justiça e Polícia informou sobre o andamento de processos de residência permanente, enquanto o Ministério do Trabalho esclareceu dúvidas sobre as permissões de trabalho no Suriname.
E para aqueles que participaram e ainda aguardam a conclusão de seus processos, a equipe consular retornará a Albina no dia 20 de novembro, das 10h às 18h, para a entrega dos documentos aos solicitantes, no mesmo local do consulado itinerante.