Ainda alusivo ao “Dia Internacional da Mulher”, a Embaixada do Brasil em Paramaribo realizou o 1o Encontro de Mulheres Brasileiras Empreendedoras no Suriname. O evento aconteceu no Instituto Guimarães Rosa.
Na abertura do evento, a Ministra-Conselheira Maria Rita Fontes destacou a importância de se acolher e orientar as mulheres empreendedoras, facilitando seu acesso à regularização e ao mercado de trabalho. No caso do Suriname, realçou a característica sazonal da migração brasileira, em grande parte composta por garimpeiros e pessoas ligadas ao setor mineral, o que determina que as mulheres brasileiras, em sua maioria, permaneçam na capital por longos períodos, enquanto seus companheiros atuam nas áreas de garimpo.
A chefe do setor de promoção comercial, Secretária Ana Maria Ribeiro, discorreu sobre a iniciativa da Embaixada de iniciar processo para impulsionar a comunidade de mulheres brasileiras empreendedoras no Suriname. Em seguida, a empresária Ritta Tavares falou de sua experiência em abrir um negócio no Suriname e como fazer sua empresa crescer. O bate-papo contou ainda com a participação da Coach Empresarial, Sherida Mormon, que conversou com as mulheres presentes sobre como estruturar seu modelo de negócio e como registrar sua empresa no Suriname.