O Consulado Itinerante realizado pela Embaixada Brasileira no Suriname, aconteceu no período de 15 a 18 de março em Albina.
O último dia do Consulado Itinerante em Albina aconteceu no domingo (18) onde no total, mais de 400 brasileiros foram atendidos com informações e esclarecimentos sobre legalização, emissão de documentos e testes de malária e HIV-AIDS.
A equipe de reportagem do jornal LPM NEWS acompanhou o primeiro dia do Consulado Itinerante no distrito de Albina, na quinta-feira, 15 de março e constatou que desde o primeiro dia de atendimento, a iniciativa foi bem recebida pelos brasileiros que utilizam esta cidade fronteiriça como ponto de apoio para chegar aos garimpos da região de fronteira entre o Suriname e a Guiana Francesa.
Neste Consulado Itinerante realizado sob a gestão do Embaixador do Brasil no Suriname, Sr. Laudemar Aguiar, os serviços consulares oferecidos pela Embaixada Brasileira não se limitaram somente a orientação sobre legalização e emissão de documentos, mas também levou aos brasileiros desta região de garimpo o atendimento do Departamento de Imigração da Justiça e Polícia (Juspol) sobre o “Project Legalisatie” mais o serviço de atendimento e orientação do Ministério da Saúde do Suriname referente a malária, doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, tudo isso reunido em um só lugar com atendimento gratuito e humanizado.
Juntamente com o Consulado Itinerante, o Centro Cultural Brasil Suriname (CCBS) tomou a iniciativa de promover o cinema brasileiro direcionado ao povoado local e a diáspora brasileira, presente na cidade de Albina. No dia, 16 de março, foi realizado pela primeira vez na história do Centro Cultural Brasil Suriname (CCBS), a exibição de filmes brasileiros, fora da capital com a exibição do filme “Se Eu Fosse Você”, às 19:30 hs, com o público formado na maioria por brasileiros e surinameses e servidores públicos do Ministério da Justiça e Polícia do Suriname e no sábado (17), às 19:30 hs a equipe do CCBS exibiu o filme “O Casamento de Louise”. A iniciativa do Centro Cultural Brasil Suriname (CCBS) foi muito bem recebida pelos brasileiros e surinameses e foi considerada como uma novidade cultural atraente, pois, a cidade de Albina, infelizmente, não dispõem de muitas opções de lazer.
“Agradeço todo o empenho e trabalho da equipe do Setor Consular da Embaixada em Paramaribo, dos Ministérios da Justiça e da Saúde do Suriname, do Conselho de Cidadãos e da equipe de cozinheiras”, ressaltou o Embaixador Laudemar Aguiar que pretende continuar com esta iniciativa para alcançar os brasileiros que vivem nas regiões de garimpo.
Deixe seu comentário abaixo.