spot_img
spot_img

Eduardo Cunha arquiva 4 pedidos de processo para impeachment de Dilma

Atualizado há

- Publicidade -

Arquivamento foi motivado por falta de requisitos formais, informou Câmara. Há ainda outros dez pedidos de afastamento à espera de análise.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), arquivou na madrugada desta quinta-feira (6) quatro pedidos de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que não cumpriam requisitos formais.

No final de julho, Cunha deu dez dias para que os autores adequassem os pedidos às regras exigidas pela Casa. De acordo com a Secretaria-Geral da Câmara, após o término desse prazo, quatro requerimentos de impeachment permaneceram sem os documentos necessários. Por isso, Cunha os arquivou – cabe ao presidente da Câmara analisar e, dependendo do caso, arquivar ou dar continuidade aos processos de impeachment do presidente da República.

- Publicidade -

Segundo a Secretaria-Geral, os pedidos arquivados não apresentavam requisitos como cópia do CPF do autor e autenticação do documento em cartório.

Ainda permanecem sob análise outros dez pedidos de investigação e afastamento da presidente, entre os quais o apresentado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), que protocolou em maio um requerimento com 3 mil páginas e 2 milhões de assinaturas.

Se esses pedidos atenderem aos requisitos formais, Cunha vai analisar se os requerimentos reúnem os requisitos jurídicos para ser aceito, como apontamento de um crime de responsabilidade e apresentação de elementos e fatos para justificar a acusação.

Se o presidente da Câmara considerar que os requisitos jurídicos foram cumpridos, poderá “aceitar” os pedidos e encaminhá-los para análise de uma comissão. O colegiado precisa ser formado por ao menos um integrante de cada partido com representação na Casa. Essa comissão produzirá um relatório recomendando a abertura ou não do procedimento de impeachment.

Esse relatório, então, segue para o plenário da Câmara, ao qual caberá decidir se abre ou não o processo. Para instaurar o procedimento são necessários os votos três quintos da Casa (308 deputados).

Depois de aberto pela Câmara, o processo segue para o Senado, responsável por fazer o julgamento político do presidente da República. Eventual afastamento do chefe do Executivo exigiria os votos de três quintos (49) dos senadores.

PSDB
Em resposta ao apelo do vice-presidente Michel Temer por união nacional diante da crise política e econômica, os líderes do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), e na Câmara, Carlos Sampaio (SP), convocaram uma entrevista coletiva nesta quinta para dizer que defendem a realização de novas eleições presidenciais.

Nesta quarta (5), Temer afirmou que a situação do Brasil é “grave” e solicitou que “todos se dediquem a resolver os problemas do país”.

Para Cunha Lima e Sampaio, o julgamento das contas de campanha da presidente Dilma Rousseff pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é uma possibilidade para viabilizar a convocação de novas eleições antes de 2018, quando se encerra o mandato da presidente.

Em dezembro, o PSDB pediu ao TSE a cassação do registro eleitoral de Dilma. O principal argumento utilizado pelo partido é que a campanha petista teria sido financiada com dinheiro de corrupção, o que, segundo os tucanos, tornaria a eleição de Dilma “ilegítima”.

“Em razão da gravidade do problema que enfrentamos, só mesmo com novas eleições, em que o novo presidente fosse legitimado pelo voto, teríamos condições de transpor e construir um projeto nacional”, declarou Sampaio. “Não vamos construir solução para o país apenas nos muros do Congresso. Não será com com acordos e conchavos que acharemos saída para a crise”, afirmou o senador.

A Constituição Federal não prevê uma nova eleição direta para a substituição de um presidente eleito, cujo afastamento necessitaria de autorização do Supremo Tribunal Federal, mediante constatação de prática de ilícitos.

Indústria
As duas principais federações de indústrias do país – Fiesp, de São Paulo, e Fierj, do Rio de Janeiro – divulgaram nesta quinta uma nota de apoio ao apelo de união nacional do vice-presidente Michel Temer.

As entidades classificam a situação política e econômica como “a mais aguda dos últimos 20 anos”.

Sem mencionar a votação pela Câmara de projetos que elevam as despesas públicas, as duas federações afirmam na nota que o momento “é de responsabilidade, diálogo e ação para preservar a estabilidade institucional”.

“O Brasil não pode se permitir mais irresponsabilidades fiscais, tributárias ou administrativas, e deve agir para manter o grau de investimento tão duramente conquistado, sob pena de colocar em risco a sobrevivência de milhares e milhares de empresas e milhões de empregos”, diz o texto.

Senadores
No Senado, parlamentares fizeram apelos por responsabilidade e mencionaram projetos da chamada “pauta-bomba” aprovados na Câmara.

“A questão é de realidade: é que não há recursos para isso. Esse é o fato. Essa circunstância, devo dizer, também afeta expectativas a respeito da economia porque chega à área privada a ideia da desorganização total das finanças públicas, e isso leva os investidores para a retranca. E isso aprofunda o desemprego porque o não investimento compromete o crescimento futuro e compromete o emprego hoje. Porque investimento implica demanda de bens e serviços. Então, a situação é extremamente crítica”, afirmou o senador José Serra (PSDB-SP).

Para o senador Blairo Maggi (PR-MT), a economia será “muito mais” afetada se, em razão da crise política, o Brasil perder a nota das agências internacionais de avaliação de risco que colocam o país na categoria dos que são confiáveis para investimento.

“Uma das coisas que mais me preocupam neste momento, (…) na questão empresarial, na questão econômica do País, é o fato de que as ações que a Câmara toma hoje criam um ambiente muito ruim para os negócios do Brasil, o que significa uma redução na sua avaliação, na sua capacidade de pagamento, no grau de investimento, na nota que nós temos. Isso vai afetar muito mais a economia brasileira existente hoje”, afirmou o

A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou uma suposta tentativa de se levar ao agravamento da crise.

“Eu chamo a atenção exatamente para essa responsabilidade. Não adianta fustigar ou tentar provocar ainda mais, ou agravar ainda mais a situação que estamos vivendo. Nós precisamos assumir aqui uma responsabilidade enorme. […] Quanto mais cautela tivermos, melhor será para o país. Temos que tratar dessas questões com a responsabilidade que temos”, afirmou a senadora Ana Amélia (PP-RS).

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: