A Empresa de Energia Elétrica do Suriname (EBS) está aplicando medidas duras para punir consumidores que adulteram os medidores de energia da empresa.
Um dos casos de furto de energia foi registrado pela EBS na terça-feira (6) em um endereço comercial registrado na Kleine Dwarsstraat, em Paramaribo.
Trata-se do bar dançante “D-Bar” que teve o fornecimento de energia cancelado depois que a EBS constatou o caso de furto de energia no local. Segundo informações da empresa pública de energia, o caso foi confirmado depois que a EBS resolveu investigar uma queda acentuada no consumo de energia no endereço. A investigação realizada revelou que o medidor de energia havia sido adulterado.
O representante da EBS relatou que as irregularidades em medidores de energia tem sido registradas com mais frequência nos últimos meses e que a empresa está tomando medidas para inibir este tipo de irregularidade. Segundo o representante da EBS, os casos de furto de energia podem ser identificados através de uma queda significativa no consumo de energia na conta do cliente.
A leitura dos medidores é feita regularmente e quando o consumo de energia cai acentuadamente, a empresa realiza uma averiguação no medidor. Após a constatação do crime de furto de energia, o cliente é notificado e tem a oportunidade de se defender, mas se as explicações não forem convincentes, uma multa é imposta e é feita a verificação quanto ao tempo de duração em que a fraude foi cometida, a partir daí, o valor total da conta a ser pago pelo infrator é apresentado e o cliente pode pedir o parcelamento do pagamento total da conta para que a EBS possa fazer a religação do fornecimento de energia.
Roubo ou furto de energia é quando a energia elétrica consumida não é registrada pelo medidor. A EBS alerta que furto de energia é crime e ligações clandestinas podem causar incêndios e interrupção no fornecimento de energia na área onde estas ligações são realizadas prejudicando outros consumidores.
Deixe seu comentário abaixo.