spot_img
spot_img

Donos de imóveis no Suriname cobram sobretaxas “clandestinas” nos aluguéis

Escolas particulares também praticam valores irregulares na conversão do US$ para o SRD.

Atualizado há

- Publicidade -

Alugar um imóvel em Paramaribo se tornou uma dor de cabeça para centenas de pessoas. Os proprietários cobram, na maioria das vezes, os valores em dólar americano, o que não seria um problema se a taxa de conversão utilizada para quem optar em efetuar o pagamento em SRD fosse do Banco Central do Suriname (CBvS). Nesta segunda-feira, dia 4, por exemplo, US$ 1 estava valendo SRD 14 no mercado paralelo, quase o dobro do valor no CBvS.

A medida é totalmente irregular, sobretudo, após o país aprovar a lei de controle de câmbio e transações, que regulamenta essa e outras situações. Em contato com a reportagem do LPM News, um inquilino denúncia a falta de ação do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo. “A lei não funciona. O que acontecerá conosco se não conseguirmos pagar mais o aluguel?”, indagou o empresário, que preferiu não ser identificado.

Leia também:

- Publicidade -

Nas escolas particulares o cenário é o mesmo. Pais e mães precisam se adequar a uma sobretaxa “clandestina” na hora do pagamento das mensalidades. E nada mudou mesmo durante a pandemia da Covid-19, onde os alunos tiveram suas aulas presenciais suspensas e passaram a receber o conteúdo em uma plataforma online. “Não tenho escolha a não ser fazer meus pagamentos de acordo com o curso da escola, caso contrário, posso procurar outra escola”, disse uma mãe ao LPM News.

Legalidade

A taxa de câmbio deve-se principalmente à “oferta e demanda”. Esta é realidade econômica que tem sido aplicada em todo o mundo. A legalidade significa que ninguém pode alterá-la ou influenciá-la.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: