spot_img
spot_img

Do Suriname e Guiana Francesa, embarcação é interceptada na fronteira com o Brasil com um bebê, um padre e mais 27 pessoas

A tripulação tinha: 13 cubanos, um colombiano e um somali estavam no barco, além de 14 brasileiros.

Atualizado há

- Publicidade -

Um barco com 29 pessoas foi interceptado pela Polícia Civil no Rio Oiapoque, no norte do Amapá, no início deste sábado (16/4). A embarcação saiu do Suriname e fez uma parada na Guiana Francesa antes de chegar ao Brasil para entrar no país sem documentação. Um bebê de 1 ano e quatro meses, uma criança de 4 anos e um padre estavam entre os tripulantes.

Outros 13 cubanos, um colombiano e um somali estavam no barco, além de 14 brasileiros. Todos os tripulantes foram levados para Oiapoque, cidade em que a Operação Hórus, que visa coibir crimes entre fronteiras na região, se concentra. A embarcação, de cerca de 20 metros, teria vindo do Suriname pelo Oceano Atlântico.

Agora, a Polícia Civil quer ouvir os tripulantes para encontrar os chamados coiotes, criminosos que promovem as viagens ilegais de imigrantes para o Brasil. O delegado que coordena a operação, Charles Corrêa, afirma que o trajeto feito de forma criminosa já matou várias pessoas.

- Publicidade -

“Crianças, mulheres, fazendo essa travessia perigosa vindos do Suriname. Várias pessoas já morreram afogadas. (Nos últimos anos), atuamos para combater esse tipo de situação, que mata pessoas, para proteger famílias para que venham de forma legal para o Brasil”, pontuou o policial.

Uma outra embarcação, menor, também foi apreendida. Conhecida na região como catraia, ela era ocupada apenas por um homem, que foi detido por conduzi-la. “Catraia é uma espécie de ‘táxi’ para fazer o transbordo de passageiros para entrar em Oiapoque sem serem percebidos”, completou Corrêa

Cobrança em dólar

De acordo com a Polícia Civil, os coiotes cobram 350 euros para brasileiros e 450 dólares para imigrantes para transportá-los em viagens ilegais, que duram vários dias em trajetos que passam por rios e o mar.

A corporação atua no caso e investiga os crimes de promoção de migração ilegal, atentado contra a segurança do transporte marítimo e fluvial e associação criminosa. Os envolvidos também podem responder por crime ambiental de transportar substância nociva sem as formalidades legais, já que foram encontrados 20 quilos de mercúrio na embarcação. O metal é usado, principalmente, no garimpo clandestino.

Além dos climas transfronteiriços, a Operação Hórus investiga o tráfico de drogas e de armas na região entre o Brasil, Suriname e a Guiana Francesa.

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: