Presidente está na Austrália para participar de reuniões do grupo. Dilma também se reunirá com Obama, Putin, Merkel e Xi Jinping.
A presidente Dilma Rousseff encontrou-se nesta sexta-feira (14) com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, em Brisbane, na Austrália, onde participará neste fim de semana das reuniões da Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. A reunião faz parte de uma série de encontros que Dilma terá com líderes mundiais em meio à cúpula.
Além do encontro com Davutoglu, a presidente tem reuniões marcadas com os presidentes dos EUA, Barack Obama, da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, além da chanceler alemã, Angela Merkel.
A Cúpula do G20 se iniciará neste sábado (15) e, conforme afirmou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cosendey, o tema central das reuniões será em torno da discussão sobre a retomada da economia mundial.
De acordo com o “Blog do Planalto”, vinculado à Presidência da República, o encontro de Dilma com Davutoglu ocorreu no hotel Royan on the Park, durou cerca de uma hora, e foram discutidas as relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e Turquia, além das temas relacinados à crise econômica mundial.
A cúpula
Conforme informou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazeda, Carlos Cozendey, a Cúpula do G20 deste ano terá como tema principal a retomada do crescimento da economia mundial. A expectativa é de que o Brasil defenda em discursos a necessidade da retomada do crescimento global, por meio de medidas de médio e longo prazos.
Na reunião, é esperado ainda que a presidente reforce a necessidade de que países que têm espaço fiscal adotem medidas de crescimento a curto prazo. O Brasil apresentará interesse em apoiar os investimentos estrangeiros em projetos de infraestrutura, além de defender a implementação integral das normas de regulação financeira internacional.
O país também deverá participar de discussões sobre temas relacionados a tributação, emprego e comércio. Quanto às discussões sobre taxas de juros, o Brasil espera comunicar aos países do G20 quais serão as previsões de 2015.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: G1