Presidente reeleita recebeu ligação do colega norte-americano nesta terça. Barack Obama telefonou à brasileira para cumprimentá-la pela reeleição.
O Palácio do Planalto informou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta terça-feira (28) para a colega brasileira, Dilma Rousseff, para parabenizar pela vitória dela na eleição do último domingo (26). Durante a ligação, relatou a assessoria da Presidência, Dilma disse ao chefe de Estado norte-americano que ela tem “todo interesse” em estreitar a relação do Brasil com os EUA.
Após as denúncias de que agências de inteligência dos EUA haviam espionado líderes mundiais, entre eles Dilma, a presidente brasileira cancelou, em setembro do ano passado, uma visita de Estado que faria a Washington. Passado mais de um ano do episódio, a petista afirmou a Obama nesta terça, segundo o Planalto, que terá satisfação em encontrá-lo na Cúpula do G20 que será realizada em novembro, na Austrália.
“A presidente Dilma Rousseff agradeceu os cumprimentos [de Obama] e disse que a eleição foi importante para o Brasil e para a região. [Dilma] afirmou ter todo interesse em estreitar laços com os EUA. Disse que terá satisfação em encontrá-lo na reunião do G20, em novembro próximo”, informou a nota do Palácio do Planalto.
Em meio à realização da Copa do Mundo neste ano no Brasil, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrou com Dilma no Palácio do Planalto. Na chegada, Biden disse a jornalistas estar confiante de que os dois países retomariam as relações após as denúncias de espionagem.
Após a reunião, Joe Biden fez declaração na Embaixada dos EUA em Brasília e afirmou ter tido conversa “franca” com Dilma sobre as denúncias. Conforme o Palácio do Planalto, a presidente e Barack Obama conversaram durante o telefonema desta terça sobre o encontro. De acordo com o Planalto, Obama manifestou “impressões muito positivas” sobre a reunião.
Cumprimentos
Conforme o Palácio do Planalto, Obama cumprimentou Dilma pela reeleição no fim de semana e afirmou à presidente que a vitória demonstra a “solidez” da democracia brasileira. Ainda segundo a Presidência, o norte-americano disse ver “grandes oportunidades” de cooperação nas áreas econômica, financeira e de energia entre os países.
“O Presidente dos EUA disse que valoriza a parceria bilateral com o Brasil e que vê grandes oportunidades de cooperação nas áreas econômico-financeira e de energia. Sugeriu que equipes dos dois países “trabalhem os mecanismos existentes para definir a agenda para 2015, estabelecendo as bases para preparação da visita de Estado da Presidenta brasileira aos EUA em momento oportuno”,diz nota divulgada pelo Planalto.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: G1