É importante ingerir o suplemento com fontes de proteínas e apenas quando se pratica exercícios.
A dextrose é uma fonte de glicose elaborada a partir do amido de milho. Trata-se de um carboidrato simples que é rapidamente absorvido pelo organismo. Ele contribui para o ganho de massa muscular em pessoas que praticam musculação e é um fonte de energia para quem faz atividades aeróbicas.
Benefícios comprovados da dextrose
Bom para os músculos: A dextrose contribui para o ganho de massa muscular. Isto ocorre porque ela é uma glicose e ao ser ingerida causa um pico de glicose e consequentemente um pico de insulina. Esta insulina ajuda a jogar as proteínas para dentro do músculo.
Fonte de energia para atletas: A dextrose é uma ótima alternativa antes ou durante os treinos aeróbicos longos. Isto porque como ela é uma fonte de carboidratos, irá fornecer energia para a prática das atividades aeróbicas.
Opção para pessoas internadas: Nos hospitais, a dextrose pode ser utilizada como uma fonte de nutrição em pacientes que estão sendo alimentos por meio de sonda.
Quantidade recomendada
É o seu médico nutrólogo ou nutricionista que irá determinar a quantidade de dextrose que pode ser ingerida. Contudo, geralmente a orientação é ingerir cerca de 30 gramas que tem 120 calorias. É importante incluir este suplemento na conta de calorias diárias que podem ser ingeridas e na porcentagem de carboidratos que podem ser consumidos, cerca de 55 a 60% da alimentação diária das pessoas que praticam exercícios.
Precauções ao consumir
Ao adquirir a dextrose é importante observar se o fabricante possui o selo da ANVISA. Além disso, guarde a dextrose sem muito contato com a luz do sol, para evitar a oxidação, e deixe-a bem fechada, para evitar que formigas entrem. A dextrose é consumida em pó e diluída na água.
Como consumir
No caso dos treinos de musculação a orientação é consumir a dextrose após o treino, juntamente com uma fonte de carboidrato. Assim, ela irá repor a glicose do músculo e também favorecer a entrada de proteínas no músculo. Também é importante ingerir uma fonte de carboidratos antes dos treinos.
Em casos de treinos aeróbicos, a orientação é ingerir a dextrose antes ou durante a prática de exercício, assim a pessoa terá energia para realizar a atividade. A dextrose é ingerida na forma de pó e diluída em água. Nos dias em que a pessoa não irá treinar a dextrose não deve ser consumida.
Quem pode consumir
A dextrose é orientada para pessoas que praticam exercícios e estão com o peso correto. Isto porque como é um fonte de glicose, ela pode fornecer muita energia e atrapalhar o processo de emagrecimento de pessoas acima do peso. Diabéticos só podem ingerir a dextrose após orientação médica, pois ela leva a picos de insulina que prejudicam o quadro do diabetes como um todo. Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo da dextrose e só fazê-lo em casos de orientação médica.
Riscos de consumir em excesso
O consumo em excesso de dextrose pode fazer com que a pessoa acumule muito açúcar no corpo, levando ao ganho de peso. Esta glicose em excesso também leva a pico de insulina que favorecem o diabetes.
Combinação
Dextrose + fontes de proteína: Combinar a dextrose com uma fonte de proteína, como o Whey Protein, BCAA ou um alimento, carne ou frango, ajuda no ganho de massa muscular. Isto porque a dextrose irá facilitar a entrada da proteína no músculo.
Fontes consultadas:
Nutrólogo Roberto Navarro
Nutricionista Marcela Sansone, especialista em nutrição Ortomolecular e Esportiva.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Minha Vida