spot_img
spot_img

Detran do DF testa aparelho que identifica se motorista usou drogas

Atualizado há

- Publicidade -

Aparelho identifica 15 tipos de drogas como maconha, haxixe, crack, cocaína e ecstasy, consumidas nas últimas oito horas. Regulamentação do teste está em estudo no Contran.

O Detran do Distrito Federal começou a testar um aparelho que revela se o motorista consumiu drogas.

Depois do bafômetro, chegou a vez do drogômetro. Um aparelho que identifica 15 tipos de drogas, entre elas, maconha, haxixe, crack, cocaína e ecstasy, consumidas nas últimas oito horas, além de muitos dos estimulantes usados por motoristas para se manterem acordados por mais tempo.

A resposta está na ponta do dedo, no suor da pele, na impressão digital. O motorista é convidado a colocar o dedo por cinco segundos. Em seguida, lacra-se o local. Aperta-se para liberar o reagente, que entra em contato com o suor, e o teste vai para a máquina. A previsão é de resultado em dois minutos.

- Publicidade -

O teste começou na madrugada desta sexta-feira (30) e vai até este sábado. Motoristas não são obrigados a fazê-lo. O microempresário Hugo Rolon foi o primeiro a passar pela prova. Deu negativo. “Melhor segurança, né? Porque tem muito irresponsável aí nos volantes”.

O resultado de outro motorista deu positivo para THC, substância encontrada na maconha e no haxixe. Ele não foi multado porque era um teste, mas teve que chamar outra pessoa para levar o carro para casa. “Não estão sendo multados porque esse equipamento ainda não foi homologado”, explica o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Francisco Saraiva.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: