O presidente da Guiana, Irfaan Ali, e o embaixador cubano, Jorge Francisco Soberón Luis, pronunciaram-se a favor do fortalecimento das relações entre as duas nações, anunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores.
O presidente da Guiana recebeu Soberon em seu escritório no dia anterior, que lhe apresentou suas credenciais como o novo embaixador da ilha caribenha em Georgetown.
Na reunião, o Presidente Ali observou que os dois países têm um vínculo especial que vai além da esfera política e expressou apreço pelo apoio de Cuba ao desenvolvimento da Guiana, particularmente no treinamento de recursos humanos.
Ele disse ainda que a Guiana e Cuba podem integrar seus esforços nas áreas de segurança alimentar e produção, disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
Por sua vez, o diplomata cubano agradeceu à Guiana por seu forte apoio contínuo e reconheceu as muitas áreas nas quais os dois países podem colaborar ainda mais.
A reunião também contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Guiana, Hugh Todd, e da Secretária Permanente do Ministério, Elisabeth Harper.
Guiana e Cuba estabeleceram relações diplomáticas há 50 anos.