spot_img
spot_img

Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares

Atualizado há

- Publicidade -

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou na manhã deste sábado (noite de sexta, 20, no horário de Brasília) que seu país vai parar de testar bombas nucleares e mísseis de longo alcance e intercontinentais imediatamente, informou a Agência Central de Notícias, mídia oficial do regime.

Segundo o comunicado, Pyongyang também promete desativar uma região no nordeste do país usada para testes nucleares.
A agência estatal afirma que a decisão é uma aposta de Kim para obter crescimento e paz na península Coreana –o país está sob uma série de sanções internacionais por causa de seu programa nuclear, que freiam o crescimento de uma economia combalida e já limitada.
Mas a suspensão dos testes era uma condição colocada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para iniciar um diálogo com o regime norte-coreano. Foram 16 testes de mísseis apenas no ano passado e um teste de bomba nuclear, supostamente a potente bomba de hidrogênio, em setembro passado.
“A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e fechar sua principal área de testes. São ótimas notícias para a Coreia do Norte e para o mundo -enorme progresso! Estou ansioso por nossa cúpula”, declarou Trump após o anúncio.
Nos últimos meses, a Coreia do Norte retomou e intensificou o diálogo com a Coreia do Sul, o que culminou no histórico envio de atletas para a Olimpíada de Inverno no país vizinho, em fevereiro.
Essas negociações abriram a porta para contatos com os EUA, cada vez mais frequentes. Na quarta (18), foi revelado que o ex-diretor da CIA”‚e indicado por Donald Trump para ocupar o posto de secretário de Estado, Mike Pompeo, se reuniu com Kim no feriado de Páscoa, em preparação para uma cúpula dos dois líderes em maio ou junho.
Quando anunciou, em março, a intenção de participar da cúpula, Trump, que passara o primeiro ano de seu governo trocando insultos com Kim, dissera ter recebido por meio do governo sul-coreano a confirmação de que Pyongyang estava disposta a suspender seus testes nucleares.
A declaração, porém, foi vista com um grão de sal pela comunidade internacional.
No final de março, a revista especializada Jane”s Intelligence Review publicou um artigo no qual afirma que imagens de satélite do mês anterior indicavam atividade nuclear em um reator experimental norte-coreanos, que, segundo o texto, poderia ser colocado em uso no fim deste ano.
A decisão da Coreia do Norte, atribuída à promoção de melhoras econômicas para o público interno, foi tomada em um encontro oficial do Comitê Central do partido governista, que concordou em discutir uma “nova etapa” para a política externa do país.
As sucessivas rodadas de sanções solaparam a economia norte-coreana, inclusive a entrada de ajuda humanitária, da qual o país depende. A decisão da China, principal parceiro comercial do país, de apoiar sanções que proíbem Pyongyang de exportar carvão, carvão, ferro e chumbo foi o golpe mais forte. Os produtos barrados perfazem um terço das receitas de exportações do país, de US$ 3 bilhões.
O anúncio acontece ainda uma semana antes do encontro entre Kim Jong-un e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em uma zona desmilitarizada na fronteira. Será a primeira cúpula dos dois países em uma década e a primeira com Kim, que herdou o poder com a morte do pai, Kim Jong-il, em 2011.
Na quinta (19), Pyongyang já anunciara que abdicaria da exigência do fim da presença militar dos EUA na região.
A reunião também alimenta expectativas de que os dois países, tecnicamente em guerra, assinem um acordo de paz. No fim do conflito na península, em 1953, foi assinado apenas um armistício.
(Folhapress)

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: