spot_img
spot_img

Cooperação técnica bilateral impulsiona cultivo sustentável de açaí no Suriname

O projeto é coordenado pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação) em parceria com a Embaixada do Brasil em Paramaribo

Atualizado há

TOMÉ-AÇU – Entre os dias 12 e 17 de agosto, o Brasil recebeu uma delegação do Suriname composta por representantes do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Regional para uma missão técnica dedicada à produção e cultivo sustentável do açaí. Esta visita faz parte do Projeto de Cooperação Sul-Sul intitulado “Introdução do Cultivo Sustentável do Açaí no Interior do Suriname”, que visa capacitar técnicos e pesquisadores surinameses para treinar pequenos agricultores locais no cultivo responsável da fruta.

O projeto é coordenado pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação) em parceria com a Embaixada do Brasil em Paramaribo, e conta com o suporte especializado da UFV (Universidade Federal de Viçosa), reconhecida por sua excelência em educação agrícola na América Latina. Durante sua estadia, a delegação surinamesa teve a oportunidade de explorar áreas de cultivo de açaí no estado do Pará, visitando os municípios de Benevides e Tomé-Açu.

Em Tomé-Açu, a equipe conheceu de perto as práticas de cooperativismo na produção sustentável de açaí, através de uma visita à CAMTA (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu). A troca de experiências com produtores locais e o aprendizado de técnicas de processamento foram elementos chave para o desenvolvimento de conhecimentos que serão aplicados no Suriname.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App