Na segunda-feira (20), foi realizada uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas (LVV), onde foram apresentadas as conclusões do estudo eco-hidrológico do ecossistema Nanni Swamp, realizado pela consultoria local Serviços de Apoio Ambiental (ESS).
A reunião contou com a presença de representantes do Ministério de LVV, do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Nickerie District Commissioner, National Forestry Service (LBB), NIMOS , Nature Management e outros parceiros.
A apresentação fez parte do projeto de produtividade agrícola sustentável SU-L1052. Os principais objetivos deste projeto são aumentar a produtividade agrícola no Suriname por meio de investimentos em infra-estrutura e gestão de sistemas de irrigação e drenagem, transferir a responsabilidade pela gestão desses sistemas para agricultores organizados em conselhos de água e melhorar as condições de acesso informado à elaboração de políticas.
O estudo focou no tema da biodiversidade, função hidrológica e potencial sensibilidade a mudanças no regime hidrológico que podem resultar do programa. As principais recomendações do estudo incluem o uso mais eficiente dos recursos hídricos.
O diretor agrícola do LVV, Soedeshchand Jairam destacou a importância deste estudo dentro do projeto, visto que os resultados contribuirão para o desenvolvimento agrícola do Suriname.