Foi observado um aumento no consumo de álcool e drogas entre os jovens. O Conselho Nacional Antidrogas (NAR) está desenvolvendo uma campanha para desencorajar o uso de álcool e drogas entre esses grupos. Uma das prioridades da organização é intensificar a informação para os jovens. Durante uma visita introdutória ao presidente Chandrikapersad Santokhi, o NAR anunciou suas intenções. A visita ocorreu na terça-feira (28).
O vice-presidente da NAR, Biswadath Somai, refere que após a sua instalação em Dezembro, o conselho elaborou um plano de atividades para o próximo período. Por exemplo, os dados serão coletados e os grupos de risco serão identificados. Estes últimos incluem principalmente adolescentes. Segundo Somai, vai ser lançada uma campanha de informação, que vai incidir intensamente sobre estes grupos. O NAR também verificará quais tipos de drogas são usados no Suriname. Com relação ao álcool, o foco principal será quais tipos de álcool são ilegais no mercado. Somai: “Nós vemos que a tendência atual é que muitos jovens são viciados em álcool. Também queremos prestar atenção a isso”.
A informação será dirigida não só aos jovens, mas também aos grupos sociais e aos pais. Somai enfatiza que os pais têm uma grande responsabilidade no acompanhamento de seus filhos. O Presidente Santokhi foi informado de que dois aspectos desempenham um papel importante no combate ao uso de drogas e álcool, a saber: reduzir a oferta e desestimular o uso. Isso pode garantir que o problema seja tratado drasticamente. Informação para grupos de risco, orientação para utentes e ajuda extra para toxicodependentes são as três áreas prioritárias.
Pediu ao chefe de estado que examinasse as possibilidades de incluir cuidados de saúde mental no pacote de cuidados básicos de saúde. De acordo com o vice-presidente da NAR, um dos gargalos na prestação de cuidados para dependentes químicos é que as pessoas que precisam desses cuidados não podem ser obrigadas a ir a uma agência que oferece cuidados para dependentes químicos.
Além disso, a organização gostaria de ver uma legislação para limitar a publicidade aberta de bebidas alcoólicas – depois de um certo tempo. Ela também apresentou o problema do vício do jogo ao chefe de estado. Somai diz que em 2023 o NAR quer elevar-se a um patamar superior, a uma autoridade nacional para que possa desempenhar melhor o seu trabalho. O presidente Santokhi expressou suas expectativas ao NAR e também prometeu seu apoio quando necessário.