PARAMARIBO – O Feyenoord venceu o Almere City por 4 a 1 no último domingo (10), em partida válida pela 12ª rodada da Eredivisie, mas o que realmente chamou a atenção foi a estreia de um jovem atacante no time principal. Zépiqueno Redmond, de apenas 18 anos, teve sua primeira oportunidade no elenco profissional do clube holandês e, mesmo entrando no segundo tempo, deixou sua marca como uma das promessas a serem observadas na temporada.
O nome de Zépiqueno, embora pareça incomum no futebol europeu, é, na verdade, uma “homenagem” a um personagem famoso do cinema brasileiro. Natural de Roterdã, na Holanda, mas com raízes surinamesas, o atacante foi batizado pelos pais, que se inspiraram no personagem “Zé Pequeno”, do aclamado filme Cidade de Deus, lançado em 2002.
A história por trás do nome
Os pais de Zépiqueno, que são originários do Suriname, país que faz fronteira com o Brasil, assistiram ao filme Cidade de Deus antes de migrarem para a Holanda, onde o filho nasceu, em 2006. O nome do personagem, interpretado por Leandro Firmino, que tem uma personalidade ousada e é uma das figuras mais marcantes do filme, acabou sendo escolhido como uma homenagem. Em entrevista ao portal GE, Zépiqueno revelou a história por trás de seu nome: “Meus pais viram o filme e decidiram me chamar de Zépiqueno. O personagem é um pouco mau, mas gostei”, afirmou o jovem jogador.
Estreia no Feyenoord: uma oportunidade de ouro
A estreia de Zépiqueno Redmond no time profissional do Feyenoord aconteceu em um momento crucial para o jovem atacante. Com algumas lesões no elenco principal, o técnico Arne Slot deu a chance ao promissor jogador, que entrou no segundo tempo da partida contra o Almere City, somando 25 minutos em campo. Durante esse tempo, ele teve a oportunidade de mostrar sua habilidade e iniciar sua trajetória em um dos maiores clubes da Holanda.
“Eu acho que correu tudo bem. É ainda um começo, então terei que aceitar isso (jogar pouco). Você sempre espera por mais, está em minhas próprias mãos. Só tenho que jogar e claro que depende de quando os outros atacantes voltarem. O treinador disse que isto é o começo e que só darei mais passos”, comentou Zépiqueno sobre a sua primeira experiência em campo.