spot_img
spot_img

Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA

Atualizado há

- Publicidade -

Detalhes do acordo provisório ainda não foram divulgados oficialmente. Ele ainda deve ser aprovado pelo presidente Donald Trump até sexta-feira (15).

Parlamentares democratas e republicanos anunciaram ter alcançado na noite de segunda-feira (11) um acordo provisório para evitar uma nova paralisação do governo dos Estados Unidos, que poderia acontecer no fim desta semana.

“Alcançamos um acordo de princípio sobre segurança interna, entre outros”, disse o senador republicano Richard Shelby à imprensa.

Ainda não foram divulgados detalhes do acordo, mas, segundo a imprensa americana, a negociação inclui US$ 1,375 bilhão para a construção de barreiras verticais de aço na fronteira com o México, e não em um muro sólido, como deseja o presidente Donald Trump. O valor acordado permite a construção de 89 km de muros.

- Publicidade -

O valor é muito inferior ao exigido inicialmente pelo mandatário americano para a construção da barreira de concreto. Em dezembro, Trump queria US$ 5,7 bilhões para a construção de 215 km de muros.

Por outro lado, o acordo omitiria o limite máximo de detidos no país, que era uma exigência democrata, segundo o jornal “The Washington Post”.

Esse acordo ainda deverá ser aprovado pela Casa Branca para evitar um novo ‘shutdown’, como é conhecido o bloqueio administrativo, quando se esgotarem os fundos atuais, na próxima sexta (15).

“Nossas equipes estão apenas trabalhando nos detalhes”, afirmou a deputada democrata Nita Lowey.

Os democratas e Trump estão há semanas em um impasse sobre o financiamento do muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, que foi uma das principais promessas de campanha do presidente.

Impasse

O impasse provocou a paralisação parcial do governo federal durante 35 dias – a mais longa da história americana. Durante esse período, cerca de 800 mil funcionários federais ficaram em licença não remunerada, ou trabalhando sem receber. Em áreas sensíveis, como segurança interna e transportes, o pessoal foi reduzido ao mínimo.

A paralisação da administração acontece quando o Congresso e o Executivo não conseguem chegar a um acordo sobre a aprovação de uma lei orçamentária para os custos do governo.

Em 25 de janeiro, o presidente promulgou uma lei que dava aos congressistas três semanas para concluir um acordo sob risco de um novo ‘shutdown’. O prazo termina nesta sexta-feira (15).

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: