A companhia aérea Trans Guyana Airways vai realizar um voo único e fretado de passageiros entre a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e a cidade de Ogle, na Guiana. O voo TGY-5212 aconteceu na noite desta sexta-feira (31) com uma aeronave Beech 1900D de 19 assentos.
Segundo a programação, que consta do diretório de voos autorizados da ANAC, o voo aterrissou em Manaus às 21h locais e partiu às 22h com destino ao Aeroporto Eugene F. Correira International, em Ogle.
A empresa sediada em Georgetown, capital do país que faz fronteira com Roraima e Pará ao Norte do Brasil, já realizou outros voos fretados nos últimos anos, sempre com destino a cidades no norte do país.
O avião
O Beechcraft 1900 é um avião regional pressurizado com capacidade para 19 passageiros, que foi desenvolvido a partir do executivo Super King Air 200. Embora não seja tão conhecido aqui no Brasil, tornou-se um dos mais populares aviões de sua categoria no mundo. Seu primeiro voo aconteceu em setembro de 1982, e 695 unidades foram construídas durante 20 anos até o encerramento da produção em 2002.
A versão 1900D foi projetada para remediar a baixa altura da cabine das versões anteriores, passando a fornecer um espaço que permite que os passageiros (ou a maior parte deles) caminhem eretos, passando a chamar a atenção por seu diferente design resultante da adaptação. É um dos dois únicos aviões de passageiros de 19 lugares no mundo com esse recurso, sendo o outro o British Aerospace Jetstream 31/32.
Com a fuselagem ampliada, resultando em mais peso e mais arrasto aerodinâmico, o 1900D ganhou motores PT6A-67D, mais potentes do que os de seus antecessores. Dos 695 aviões produzidos, 439 foram dessa versão.