spot_img

Como a doença de uma menina conseguiu mudar o que um país come

Atualizado há

Eveline contraiu superbactéria de porcos da fazenda de seu pai, que, junto com colegas, decidiu reduzir drasticamente uso de antibióticos em criações e inspirou tendência nacional.

Fazendeiros ao redor do mundo estão dando antibióticos para animais em grande escala para mantê-los saudáveis e reduzir o preço de carnes, mas isso ajudou a criar uma grave crise de saúde pública.

Uso excessivo desses medicamentos na criação de animais como porcos e galinhas permite que bactérias desenvolvam resistência. Há três anos, por exemplo, foi descoberto que bactérias em porcos na China já resistiam ao potente antibiótico colistina.

Mas em país decidiu mudar drasticamente e ir contra essa tendência – tudo por causa de uma menina chamada Eveline.

Em 2003, a filha do fazendeiro holandês Eric van den Heuval, então com 1 ano de idade, foi levada ao hospital às pressas para uma cirurgia cardíaca.

Ela havia nascido com um problema congênito. Se não fosse operada, poderia morrer.

“Fomos ao hospital, mas o médico disse: ‘O teste dela foi positivo para (a bactéria) MRSA (também conhecida pela sigla SARM, para Staphylococcus aureus resistente à meticilina). Ela não pode ser operada'”, relata Eric.

Para surpresa de Eric, Eveline havia contraído uma superbactéria dos porcos de sua fazenda.

A resistência a bactérias é um problema que preocupa especialistas em saúde pública do mundo inteiro.

Estima-se que, em 2050, infecções causadas por esses micro-organismos matarão 10 milhões de pessoa por ano.

“Aquele momento mudou totalmente a vida da minha família”, conta Eric.

Por causa de Eveline, Eric decidiu mudar a forma como cuidava da fazenda.

A história de sua filha levou outros fazendeiros a mudar suas práticas também.

“Quando você ouve sobre Eric e sua filha e como isso tudo está nos matando, você é compelido a fazer algo a respeito”, diz o fazendeiro Gebert Oosterlaken, que também cria porcos.

Ele e Eric formaram um grupo para reunir outros fazendeiros e veterinários para debater o problema e buscar soluções.

Eles passaram a cuidar dos porcos sem antibióticos, usando bactérias probióticas para combater micro-organismos prejudiciais à saúde dos animais e mantendo-os separados em zonas higienizadas para impedir a proliferação de doenças.

“Hoje, você percebe pela aparência deles, seu brilho, seus olhos, que eles estão mais saudáveis. Assim, eles morrem menos, minha produtividade aumenta e é mais fácil criá-los”, diz Gebert.

O governo holandês agora divulga as técnicas desenvolvidas por Eric, Gebert e seus colegas, e diz que o uso de antibióticos em animais caiu 65%.

“É claro que sentimos orgulho do que atingimos dentro de nosso pequeno grupo, mas, na realidade, conseguimos criar um movimento que mudou a criação de animais na Holanda”, afirma Gebert.

O especialista em antibióticos Jaap Wagenaar diz que Gebert e Eric foram muito importantes nessa mudança por terem sido os primeiros a adotar formas de reduzir o uso desses medicamentos nas suas fazendas.

“Eles atuam como embaixadores. Mostram aos seus colegas quais opções eles têm.”

E como está a filha e Eric hoje?

“Hoje, ela tem 16 anos”, diz Eric ao lado de Eveline em sua fazenda. “É muito saudável – e está livre da superbactéria.”

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

Suspeito indiciado pela morte de Jeff Machado confessou a ocultação do corpo do ator,...

0
O nome de uma pessoa que não tinha sido revelado pela polícia na investigação da morte do ator Jeff Machado, de 44 anos, está entre os dois indiciados pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) por homicídio e ocultação de cadáver nesta quarta-feira (31)....

LPM TV exibe clássico Fla Flu pela Copa do Brasil nesta quinta-feira (1º)

0
Confira a programação desta quinta-feira, dia 1º 14h30   –   CNN Brasil (Ao vivo) 15h00   –   Filme: Cowboys & Aliens 16h55   –   Documentário: Febre do Ouro 17h40   –   Globo Esporte 18h00   –   Jornal Hoje 19h20   –   Reality: Pequenas Empresas, Grandes Sonhos 20h00   –   Copa do Brasil: Flamengo...

Mais de 120 quilômetros da estrada que liga Roraima a Guiana está pavimentado

0
No programa Agenda da Semana, que pertence a uma rádio de Roraima, o secretário Estadual Especial de Atração de Investimento, Aluízio Nascimento, falou sobre a integração econômica do estado com a República Federativa da Guiana, investimentos e desenvolvimento da...

Após MP do Suriname exigir 20 anos de prisão, ex-ditador dispara: “Não esqueçam que...

0
O Ministério Público (MP) do Suriname voltou a exigir a sentença de 20 anos de prisão para o ex-presidente Desi Bouterse, julgado em segunda instância pelo assassinato de 15 opositores em 1982, baseado na...

Pastor André Valadão faz desabafo sobre caso com atriz global

0
O pastor André Valadão se irritou e deu um esporro em seus seguidores na tarde da última segunda-feira (29) depois que uma polêmica, envolvendo um suposto caso extraconjugal, surgiu na caixa de perguntas do...

Petrobras planeja retomar investimento na Bolívia, Venezuela e Guiana

0
O dirigente da Petrobras, Jean Paul Prates, se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, para tratar sobre o futuro da exploração de gás e petróleo na América do Sul nesta terça-feira (30/5)....

Paraense presa com cocaína na Indonésia pede desculpas ‘por ofender o país’ na última...

0
A brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, presa em janeiro por tráfico de drogas na Indonésia, pediu, durante audiência desta terça-feira (30), desculpas às autoridades indonésias por "ofender o país". A declaração da mulher foi...
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: