A Embaixada do Brasil em Paramaribo comemorou com pompa e circunstância o 201º aniversário da Independência do Brasil. O evento contou com a presença do Presidente da República do Suriname, Chan Santokhi, e a Primeira-Dama, Melissa Santokhi-Seenacherry, além de diversas autoridades do governo.
A celebração não apenas marcou essa importante data histórica para o Brasil, mas também serviu como um momento para celebrar a amizade entre Brasil e Suriname. Durante seu discurso, o Embaixador do Brasil em Paramaribo, Raphael Azeredo, destacou o relacionamento bilateral sólido e os recentes encontros de alto nível entre as autoridades dos dois países.
- PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP
- TRAGÉDIA: Garimpeiro brasileiro morre afogado após cair de canoa
O Embaixador também anunciou a retomada dos consulados itinerantes, um serviço consular importante que atenderá os brasileiros em áreas mais distantes, e destacou que a comunidade brasileira no Suriname agora representa cerca de 5% da população do país. Santokhi elogiou a amizade e cooperação crescente entre os dois países e destacou a contribuição significativa da comunidade brasileira para o desenvolvimento do Suriname.
Ele enfatizou a parceria bilateral e expressou seu apoio à recente iniciativa de cooperação para o cultivo de soja no Suriname, realizada por meio da Embrapa, com grande potencial de impacto na agricultura local. O Presidente Santokhi também mencionou seus recentes encontros com o Presidente Lula e manifestou apoio à visão de uma América do Sul cada vez mais integrada.