Avançaram as conversas de bastidor e o deputado federal paraense Celso Sabino (União Brasil) deve ser anunciado até a terça-feira, 20 como novo titular do Ministério do Turismo. Ele foi indicado pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e a chegada dele à Esplanada dos Ministérios faz parte da estratégia do Executivo para melhorar a articulação na Câmara onde o governo tem minoria e tem sido frequentemente derrotado em votações importantes.
Nesta sábado (17) o deputado acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agenda no Pará. Lula irá a Abaetetuba para entrega de unidades do programa Minha Casa Minha Vida e depois virá a Belém para assinatura da ordem de serviço para início das obras do Porto Futuro II e para oficializar a capital paraense como cidade da Conferência Mundial do Clima, a COP, em 2025. A presença de Sabino na comitiva será o sinal de que o assunto está pacificado.
Procurado, Sabino comentou sobre as expectativas envolvendo os investimentos no setor de Turismo da região. Por meio de sua assessoria de imprensa, enviou uma declaração observando que a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo do presidente Lula acertam ao escolher o Estado do Pará como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, em 2025. Ele afirma os investimentos federais que serão anunciados neste sábado, em Belém, somados aos esforços do governador Helder Barbalho, serão fundamentais para projetar o Pará como destino turístico para o mundo.