BELÉM – Cerca de 2 milhões de pessoas participaram do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil, realizada neste domingo (13) em Belém do Pará. O número foi divulgado pelo Governo do Pará e reflete a grande devoção dos fiéis, que acompanharam a berlinda com a Imagem Peregrina ao longo de um trajeto de 3,6 km, que teve início na Catedral Metropolitana às 7h15 e culminou na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, por volta de 12h30. A procissão foi transmitida ao vivo pelo g1.
Nesta 232ª edição do evento, a berlinda percorreu o centro histórico de Belém, passando por locais icônicos como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República. A festa durou cerca de seis horas, reunindo devotos e pagadores de promessas que, como de costume, marcaram o trajeto, segurando a corda da berlinda, caminhando longas distâncias ou até mesmo se arrastando de joelhos em sinal de fé.
Um dos destaques desta edição foi a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não só participou da grande procissão, mas também esteve presente no Círio Fluvial, realizado no sábado (12), onde a Imagem Peregrina navegou pelo rio Guamá em uma embarcação oficial da Marinha do Brasil, o Garnier Sampaio. Lula também participou da Trasladação, a segunda maior procissão da Festa de Nazaré, que ocorre no mesmo dia.
Além do presidente, o evento contou com a presença de diversas autoridades e celebridades, como Zeca Camargo, Leona Cavalli, Alane Dias e Letícia Colin. Muitos deles vivenciaram a experiência pela primeira vez, emocionando-se ao ver de perto a manifestação de fé que mobiliza milhões de pessoas.
A programação oficial da Festa de Nazaré continua ao longo de outubro, culminando com o Recírio, marcado para o dia 28. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, além de ser uma expressão religiosa, também é um importante evento cultural que reforça a identidade paraense e a união da comunidade em torno de suas tradições.