GEORGETOWN – Após dias de angústia e incerteza, o ciclista George da Silva de Souza, de 63 anos, finalmente foi encontrado nesta terça-feira (30) próximo à fronteira do Brasil com Essequibo, na Guiana. As imagens captadas nesta quarta-feira (1º) revelam um homem debilitado, mas aliviado, ao lado de militares próximos a uma aeronave e em uma cadeira de rodas, encaminhado para receber atendimento médico em Georgetown, a capital do país vizinho.
George da Silva de Souza havia desaparecido desde o dia 27 de março, quando fez seu último contato com a família enquanto realizava uma expedição de bicicleta ao Monte Caburaí. A jornada, que começou em abril do ano passado no Arroio Chuí, extremo sul do Brasil, e seguia em direção ao extremo norte, acabou sendo interrompida em meio à vastidão da fronteira com a Guiana.
O ciclista, um militar aposentado da Força Aérea Brasileira, encontrou-se em uma situação precária ao ser localizado por um grupo de caçadores indígenas na Guiana. Pesando apenas 46 kg e debilitado, ele precisou ser resgatado de uma comunidade de difícil acesso e transportado por aeronave até Georgetown, onde receberá os cuidados médicos necessários.
“Acabamos de receber a informação de que meu pai está bem, está lúcido, porém debilitado, está sendo levado para um hospital e está sendo acompanhado pelo Adido Militar do Brasil na Guiana inglesa. Ele ficará por lá em Georgetown pelo menos mais 36 horas”, relatou seu filho, Gregori de Souza.