Denise Blinker-Warnert representante de ONGs no Conselho Nacional Antidrogas, palestrou em um workshop de dois dias no Centro Psiquiátrico Suriname e diz que o tratamento de dependências ainda está em desenvolvimento no país.
Durante o treinamento, as organizações holandesas e surinamesas envolvidas no tratamento de dependência trocaram conhecimento e perícia sobre os métodos de tratamento. O treinamento resultou de um projeto de geminação entre o Suriname e a Holanda.
Dois representantes da organização holandesa visitaram o Suriname, depois que representantes do Suriname visitaram a Holanda no mês passado.
Blinker-Warnert diz que o cuidado com dependências vem se desenvolvendo ao longo dos anos em Suriname.
Bisoenlal Jhingoeri, gerente da Fundação Fé e Vida Nova Suriname, diz que os cuidados devem ser ajustados. Os protocolos devem ser reescritos, entre outras mudanças. Cuidados residenciais também devem ser alterados. Isso garantirá que o grupo-alvo possa ser supervisionado.
Este projeto de geminação assegurará que o maior número possível de pessoas sejam ajudadas. Tanto os viciados em drogas como também os viciados em jogos de azar.
O workshop termina nesta quinta-feira (28), com uma reunião prática no centro de tratamento da Fundação Fé e Vida Nova Suriname.
Foto: Arquivo LPM NEWS