De acordo com as autoridades médicas, a doença está sendo provocada pela mudança da estação chuvosa para o período quente e seco.
“Observou-se um aumento significativo de pacientes com essa complicação”, disse o presidente dos médicos do Serviço Regional de Saúde, Dr. Bobby Ramautar na quinta-feira, 23 de agosto.
Diarreia repentina e vômitos sem causa aparente, são sintomas de uma “gastroenterite infecciosa” ou “gastroenterite viral”. Ramautar disse que observou a situação nas últimas semanas. “Além da diarreia e do vômito, a inflamação dos olhos também é observada em crianças”, afirmou o médico.
Até o momento, nenhum adulto foi internado em ambulatórios com infecções oculares. A gripe estomacal faz suas vítimas da mesma forma que o vírus da conjuntivite que se espalhou no ano passado e se transformou em uma epidemia. No entanto, as queixas são de curta duração e depois de um dia ou dois, as complicações geralmente desaparecem.
Os médicos recomendam que os pacientes usem alimentos facilmente digeríveis, preferencialmente sem gordura, e bebam muita água para evitar a desidratação. “Torradas e chá são os alimentos mais indicados até o paciente perceber que tudo está normalizando. Os bebês estão sendo vigiados mais de perto porque são mais sensíveis.
Ramautar explicou que esta é uma infecção viral que é transmitida de pessoa para pessoa se não for tratada de forma higiênica. “É muito importante desinfetar regularmente ou lavar as mãos, especialmente se alguém na vizinhança está com a doença.
Deixe seu comentário abaixo.