spot_img
spot_img

Capital paraense terá mais dois voos internacionais

Atualizado há

- Publicidade -

A partir de hoje, o Aeroporto Internacional de Belém, em Val de Cans, tem saída quase diária de voos internacionais com o lançamento da linha Belém-Caiena, operada pela Azul Linhas Aéreas. São dois voos semanais com origem da capital paraense e destino direto à capital da Guiana Francesa, às quintas-feiras e domingos. A nova linha se junta às já operantes rotas internacionais com destino ao Suriname, Estados Unidos e Portugal. No próximo dia 25 será a vez da Gol lançar o voo direto de Belém a Paramaribo, com saída às terças e sábados. A Infraero informou que, ao todo, são nove voos internacionais partindo de Belém e nove chegando, cujos preços das passagens são definidos pelas empresas aéreas.

Dados da Infraero apontam que, de janeiro a julho deste ano, a média de embarques do Aeroporto de Belém para o exterior foi de 4.465 passageiros, enquanto que a de desembarque corresponde a 3.887. Em relação ao mesmo período de 2014, houve aumento na média de embarques e desembarques em torno de 12%, atribuído ao surgimento e incremento dos voos da TAM para Miami e da TAP para Lisboa. Para agosto, a expectativa da empresa é de alta na movimentação de passageiros internacionais por causa da oferta dos novos voos da Azul e da Gol.

Para o titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Adenauer Góes, as novas linhas são “muito importantes” para o turismo paraense, porque alavancam a acessibilidade ao Pará, em função da conectividade com Caiena, Paramaribo, além dos trechos para Europa, América Central e Estados Unidos. “Vamos ter, seguramente, novos roteiros, assim como também a perspectiva de novos negócios, através da utilização dos porões das aeronaves. A nossa expectativa é que o mercado, em especial as agências de turismo e hotelaria, possa interagir com essas novas opções e, desta forma, propiciar um fluxo maior de turistas para Belém e o Estado”, afirmou.

- Publicidade -

O secretário avaliou que a sociedade paraense está avançando, “a passos largos”, na compreensão da importância do turista e, consequentemente, do turismo como atividade econômica para geração de empregos, renda e um processo de ordenamento que passa desde a capacitação de serviços até infraestrutura. Neste sentido, ele destacou que o órgão tem um programa de capacitação chamado Peqtur e uma rede de parceria com órgãos do Governo do Estado e outras instituições, visando à maior condição de competitividade de mercado. “São cursos oferecidos para quem já está trabalhando, para poder qualificar melhor o produto (prestação de serviços), assim como para aqueles que querem acessar o mercado de trabalho”, completou. Mais informações sobre os cursos podem ser encontradas no site da Setur.

Interesse

Para a empresária Cláudia Maria Martins Monvaes, dona da agência Rubem Martins Turismo, as linhas internacionais, incluindo as novas, devem provocar o interesse de passageiros por destinos diferentes dos já oferecidos pelas companhias aéreas. Localizada no Umarizal, a agência tem 20 anos de trabalho voltado ao turismo internacional, exceto o receptivo. “Sempre é mais uma opção para sair do País e receber pessoas de outros países. Sendo um voo direito, é uma movimentação direta para Belém. Caiena é uma cidade que tem voos para Paris, porque é Guiana Francesa. Ou seja, é uma opção para ir também a Europa”, observou.

Como passageira frequente de voos ao exterior, Cláudia já visitou Caiena anos atrás, cidade que considera ter “muitos” atrativos aos turistas. “Você pode de repente até fazer uma compras e tem um lugar perto na beira do rio, com um hotel maravilhoso. Você faz uma travessia de lancha até a Ilha do Diabo, super famosa. Teve até um filme já”, acrescentou, referindo-se a “Papillon”, filme da década de 70, com Steve McQueen e Dustin Hoffman.

Caiena é a maior cidade da Guiana Francesa, com aproximadamente 60 mil habitantes. Por ser um território pertencente à França, a Guiana Francesa faz parte da União Europeia e da Zona do Euro. Além do turismo, o país tem a pesca, silvicultura e extração de ouro como principais atividades econômicas.

A Azul informou que são dois voos semanais a partir de Belém para Caiena, realizados pelos modernos turboélices ATR 72-600 e equipados com 70 assentos. Este será o primeiro destino internacional sul-americano atendido pela companhia aérea, a única brasileira entre as aéreas que operam atualmente a contar com voos regulares para aquela capital. “Este será o nosso terceiro destino internacional. É uma rota muito importante, principalmente para atender a demandas do Norte do país, uma vez que a localização de Caiena é estratégica para algumas cidades da região. Apostamos no sucesso desta rota, com a conectividade oferecida em Belém e pela operação exclusiva da Azul entre empresas brasileiras”, declarou o diretor de Planejamento e Alianças da Azul, Marcelo Bento.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: ORM

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: