Avanço da Caixa é resultado da política de concessão de crédito via bancos públicos implementada nos governos Lula e Dilma Rousseff.
A Caixa Econômica Federal ultrapassou o Itaú Unibanco e se tornou o segundo maior banco do país no primeiro trimestre deste ano. Agora, os dois maiores bancos brasileiros passam a ser instituições controladas pelo governo. O Banco do Brasil continua na primeira colocação do ranking, com 1,443 trilhão de reais em ativos, de acordo com os dados do Banco Central (BC).
O estudo, publicado nesta quinta-feira no jornal Valor Econômico, mostra que a Caixa encerrou março com 1,242 trilhão de reais em ativos totais, um aumento de 3% em relação a dezembro. Já o Itaú registrou queda de 6% nos ativos no trimestre, para 1,205 trilhão de reais.
A matéria explica que o avanço da Caixa é resultado da política de concessão de crédito via bancos públicos implementada nos últimos anos do governo Lula e no primeiro mandato da presidente afastada Dilma Rousseff. A instituição começou a desacelerar o ritmo de concessões de financiamento, mas ainda se mantém em um ritmo mais forte do que os concorrentes privados.
A Caixa encerrou o primeiro trimestre com uma carteira de crédito de 684 bilhões de reais, uma alta de 0,7% no trimestre e de 9,2% em 12 meses. Para sustentar a expansão do banco, o governo fez uma série de aportes com o uso de instrumentos que podem ser contabilizados como capital.
Ainda no ranking de maiores bancos, o Bradesco ultrapassou o BNDES e passou a ocupar a quarta colocação. O Bradesco fechou o primeiro trimestre com 925 bilhões de reais em ativos, ante 923 bilhões de reais do banco de fomento. No fim de 2015, o BNDES possuía 20 bilhões de reais em ativos a mais que o Bradesco.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Veja