spot_img
spot_img

Brasileiros presos no rio Maroni foram apresentados ao Ministério Público francês

Atualizado há

- Publicidade -

De acordo informações oficiais das autoridades francesas, os seis brasileiros presos na última segunda-feira no lado francês do rio Maroni vão continuar sob custódia das autoridades francesas aguardando a conclusão das investigações que apuram a extração ilegal de ouro em território francês.

O portal de notícias LPM NEWS está acompanhando de perto o desenrolar dos fatos que envolvem a prisão dos brasileiros e nesta quinta-feira, 25 de agosto, mais informações foram divulgadas sobre a apreensão da draga de propriedade de um brasileiro por uma patrulha franco-surinamesa.

De acordo com as informações oficiais divulgadas através da mídia francesa, a ”draga” de ouro ultrapassou a fronteira do Suriname e estava no lado francês do rio Maroni quando foi abordada por uma equipe de soldados franceses e surinameses que realizam um trabalho conjunto de patrulhamento mensal na região de fronteira entre os dois países.  A “draga”, como é conhecido este tipo de embarcação entre os garimpeiros, estava próxima a localidade de “Apatou”, no lado francês do rio e uma vez que este tipo de embarcação só é permitida do lado surinamês do rio, a balsa foi apreendida com seis brasileiros a bordo.

- Publicidade -

Os brasileiros Merval Martins Rodrigues, Ezequiel de Souza Oliveira, Paulo do Nascimento Almeida, Antonio Pinto Meireles, Daniely Portela de Meireles e Edyvaldo do Nascimento Almeida foram detidos e levados para St Laurent e apresentados ao Ministério Público francês na quarta-feira passada, que solicitou a colocação dos brasileiros sob custódia.

Foram apreendidos na draga materiais que comprovam a atividade de extração ilegal de ouro como, ouro, mercúrio, um rifle e diesel, que foram apresentados como provas pelos militares. Segundo as autoridades francesas, a draga apreendida pode valer quase 1 milhão de euros e está equipada com dois pisos, bombas de sucção e um braço metálico que deposita material retirado do fundo do rio em telas e tapetes. Com estes equipamentos é possível se produzir até um quilo de ouro por semana.

A embarcação permanece sob vigilância de policiais fortemente armados enquanto os brasileiros aguardam em Saint Laurent a decisão que será tomada pelo Ministério Público após a conclusão das investigações.

(Na foto o momento da abordagem realizada por uma patrulha de policiais franceses e surinameses)

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: