spot_img
spot_img

Brasil vai às ruas pela terceira vez contra Dilma e o PT

Atualizado há

- Publicidade -

Há protestos confirmados em todas as capitais. Em Brasília, classe política aguarda desfecho das manifestações – que podem definir os rumos da crise.

O governo Dilma Rousseff enfrenta neste domingo o terceiro protesto popular em apenas oito meses do seu segundo mandato. Assombrados pelo fantasma da inflação – cujo índice já supera a popularidade da presidente -, diante do maior índice de desemprego em mais de cinco anos e perplexos com a magnitude do esquema de corrupção desvendado pela Operação Lava Jato, os brasileiros voltam às ruas para um ato que tem como mote a frase “Não vamos pagar a conta do PT”. Em Brasília, a classe política está atenta às manifestações, que podem jogar novamente no fundo do poço um governo que ensaiou na última semana tentativas de emplacar uma agenda positiva.

Convocado pelos movimentos Brasil Livre, Vem Pra Rua e Revoltados On Line, os protestos deste domingo estão confirmados em mais de 200 cidades, segundo o líder do Vem Pra Rua, Rogério Chequer. O mapa das manifestações vai de Norte a Sul do país e inclui todas as capitais. “Espero que o Congresso reconheça o clamor popular, talvez num nível nunca antes visto na história deste país, e encaminhe um pedido de impeachment”, afirma Chequer. Ele garante, contudo, que o foco dos protestos não será apenas o “fora Dilma”, mas também a luta contra a corrupção. “O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem uma lista de 48 políticos suspeitos de envolvimento no petrolão. Exigimos saber o que será feito dela”, completa.

- Publicidade -

Assim como nos demais protestos, a Avenida Paulista será o grande termômetro das manifestações. Os diferentes grupos que convocaram os atos antigoverno ficarão espalhados da seguinte maneira: Vem Pra Rua ficará na esquina da Avenida Paulista com a Rua Pamplona, o MBL, em frente ao Masp, e o Revoltados On-line, no cruzamento com a Augusta. A Polícia Militar vai aumentar o efetivo na região da Paulista e também nas estações de metrô, principal meio de chegada dos manifestantes ao local. Serão destacados 1.000 homens para o evento. Para evitar eventuais confrontos com grupos pró-PT, os participantes são orientados a não reagir a provocações, como explica Renan Haas, do Movimento Brasil Livre. “Não registramos qualquer ocorrência nos demais protestos e não será agora”, afirma.

Se o primeiro protesto, em março, se deu de forma apartidária, agora o movimento conta com o apoio de lideranças da oposição. O PSDB chamou a população às ruas em inserções no rádio e na televisão -segundo a coluna Radar, de Lauro Jardim, o presidente do partido, senador Aécio Neves, pretende participar pessoalmente da manifestação. O deputado tucano Carlos Sampaio (SP) prevê um grande engajamento da população neste domingo. “O governo aposta que as manifestações não vão dar em nada. Mas vão, e será um baque para a presidente e sua base aliada, que tem se mantido cada vez mais distante desse governo”, afirma o líder do PSDB na Câmara.

Para o peemedebista Leonardo Picciani (RJ), a tese de impeachment “perdeu um pouco de força”. Ao longo da semana passada, o governo federal conseguiu respirar em meio à crise política: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu estender a mão a Dilma com sua Agenda Brasil e o Tribunal de Contas da União concedeu mais tempo para o governo explicar as pedaladas fiscais. Além disso, o Planalto emplacou diversos encontros com movimentos de esquerda em busca de apoio à petista. “É preciso aguardar a dimensão dos protestos. O mundo não acaba depois de uma manifestação, mas é evidente que os protestos podem ter alguma influência e, principalmente, exigir uma maior ação para reagrupar a base e tomar medidas de recomposição”, diz o deputado.

Mas a posição moderada não é unânime no partido. “Tudo no Brasil começa depois do dia 16. O dia 17 vai definir se nós vamos passar mais três anos e meio sangrando ou se nós vamos partir para uma alternativa de poder”, afirma um peemedebista rebelde. Para Haas, “a voz das ruas justificará uma atuação mais drástica do Congresso”. Já Chequer acredita que os recentes arranjos pró-Planalto são mais um motivo de indignação que levará os brasileiros às ruas. “Criou-se um sentimento de ‘não vamos deixar isso acontecer'”, afirma.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: