DA REDAÇÃO – A Polícia Federal do Brasil e a Gendarmerie Nacional da França realizaram a primeira operação conjunta denominada “espelho” nos setores de Saint-Georges de l’Oyapock (SGO), na Guiana Francesa, e Vila Vitória, no Brasil. A ação teve como objetivo reforçar a segurança na fronteira e combater crimes transnacionais. Durante a operação, um brasileiro procurado por inúmeros crimes no Brasil foi capturado na Guiana Francesa e entregue à Polícia Federal na ponte fronteiriça.
Da mesma forma, as forças brasileiras interceptaram várias pessoas procuradas pelas autoridades francesas. Além disso, 13 estrangeiros foram identificados em situação irregular, sendo nove na Guiana Francesa e quatro no Brasil. Também foram encontradas diversas infrações, incluindo posse ilegal de armas e infrações de trânsito.
As forças de segurança realizaram controle em áreas estratégicas, incluindo bancos, rios e córregos. No total, 385 pessoas foram abordadas, 160 veículos fiscalizados e 50 canoas registradas. Durante a operação, nove estrangeiros foram identificados em situação irregular e três foragidos da justiça foram capturados, incluindo um condenado por homicídio com pena de 12 anos pendente. Foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma carabina com 42 munições e uma Baikal com 14 munições, além de registradas 10 infrações de trânsito.