spot_img
spot_img

Bouterse destaca conclusão do processo pelo direito à terra e mensagem de paz, em evento dos Povos Indígenas

Atualizado há

- Publicidade -

Ministro Dikan afirma que processo deve ser finalizado em até um ano.

A celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas foi marcada pelo discurso da igualdade e da paz nesta sexta-feira (9), no Palmentuin, em Paramaribo. A mensagem do presidente Desi Bouterse, durante o evento, destacou os primeiros habitantes do país e, ainda, a luta pela conclusão do direito à terra, que ele considerou não estar longe de ser finalizada.

“As diferentes organizações devem perceber a necessidade da cooperação genuína para resolver esse problema. Em alusão ao movimento de busca pela paz, Bouterse enalteceu não ser o ouro e, tampouco, a bauxita o maior produto de exportação do país, mas a paz. “Queremos estabelecer a paz neste pequeno país como um exemplo do que acontece fora do grande mundo”.

- Publicidade -

O ministro do Desenvolvimento Regional, Edgar Dikan, também reiterou Bouterse quando pediu apoio da comunidade em relação ao direito à terra. Dikan estima que, em até um ano, o processo possa estar concluído com uma solução adequada. Por outro lado, ele destacou a celebração dos povos indígenas como algo único dos surinameses desde a declaração, em 1994.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, também conhecido como Ingi Day no Suriname, foi declarado pelas Nações Unidas na década de 90. Desde 2006, é um feriado nacional no Suriname. Nesta sexta, no Palmentuin, estiveram presentes várias autoridades, incluindo os embaixadores do Brasil e da China, Laudemar Aguiar e Liu Quan, respectivamente.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: