spot_img
spot_img

Bolsonaro desembarca no Suriname nesta quinta para fortalecer cooperações bilaterais

Chegada do presidente está prevista para 11h45

Atualizado há

- Publicidade -

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) desembarca no Suriname nesta quinta-feira, dia 20, por volta das 11h45. Segundo a agenda oficial do chefe de estado, publicada no site oficial do governo, ele cumpre agenda em Paramaribo a partir das 13h10, onde reunirá com o Chan Santokhi.

Além do presidente surinamês, Bolsonaro também encontra com o chefe de estado da Guiana, em Paramaribo. No dia seguinte, na sexta, ele embarca para Georgetown, onde visitará o país vizinho e cumpre nova agenda. No Suriname, a pauta do encontro passa por vários assuntos.

A visita de Bolsonaro ao Suriname e a Guiana era pra ter acontecido antes da pandemia. De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, “a viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais”.

- Publicidade -

“Em cenário de retomada do diálogo estratégico entre os governos e de perspectivas de maior desenvolvimento econômico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás”, concluiu o comunicado do governo brasileiro.

Em um primeiro momento, o governo brasileiro deve prestar assistência e cooperação técnica, por meio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e da Petrobras. Suriname e Guiana vivenciam um momento importante nesse aspecto.

“Essa cooperação pode evoluir, mais para frente, para negócios, mas é uma decisão da Petrobras”, explica o Secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Itamaraty, Pedro Miguel da Costa e Silva. Para o embaixador, a descoberta também pode despertar empresas privadas.

O interesse brasileiro, porém, pode ser também uma manobra diplomática para marcar presença na região. A nova fonte de petróleo já chama a atenção de outros países na América do Sul, como da Venezuela, e em outros continentes, por exemplo na Europa e na Ásia.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: