A Conferência dos Bispos Franceses (CEF) confirmou que Dom Emmanuel Lafont, Bispo emérito de Caiena, capital da Guiana Francesa, foi sancionado pelo Vaticano. Segundo o periódico La Croix, a sanção contra Dom Emmanuel Lafont data do fim de outubro.
Ele fica proibido de “exercer qualquer tipo de atividade pastoral, de usar as insígnias episcopais e de entrar em contato com conhecidos na Guiana ou com jovens imigrantes”, explica o comunicado da Conferência dos Bispos. Emmanuel Lafont vai permanecer em reclusão em um mosteiro na França.
A Conferência dos bispos explicou que uma investigação canônica foi aberta em abril de 2021, após acusações de supostas atitudes inapropriadas da parte de Lafont com adultos.
O Bispo emérito de Caiena também é objeto de uma investigação no campo civil por tráfico agravado de humanos, assistência à residência ilegal e violação agravada de confiança em relação a um jovem haitiano.
Dom Emmanuel Lafont é acusado de ter hospedado o jovem em troca de favores sexuais, contudo as investigações ainda estão em curso, explicou a justiça.
Segundo o jornal La Croix, o Bispo responde por uma segunda acusação. Ele teria cometido assédio moral contra uma antiga funcionária da diocese.
Dom Emmanuel Lafont nasceu em Paris em 1945. Quando sacerdote, lutou contra o apartheid na África do Sul, na década de 80. Em 2004, foi nomeado Bispo de Caiena onde permaneceu até completar 75 anos de idade.