Na primeira semana de março o Banco Central vai disponibilizar dólar abaixo de SRD 5 como parte do programa para enfraquecer a alta da moeda americana no Suriname.
O diretor do Banco Central do Suriname, Glenn Gersie, espera colocar a taxa de câmbio flutuante para o dólar norte-americano bem abaixo de Srd 5.
O diretor disse que a primeira taxa flutuante será determinada pela oferta e demanda forçando a queda do dólar perante o SRD. Glenn fez esta afirmação baseado em testes realizados com o sistema em várias ocasiões que mostraram que o valor do dólar vai oscilar entre SRD 4,80 e 4,98. “A taxa de câmbio no mercado paralelo é de cerca de Srd 5,10 e isto não significa que a moeda do Suriname está se desvalorizando”, afirmou o diretor do CBvS.
De acordo com o diretor do CBvS, a oferta de dólares será realizada semanalmente, e vai determinar a taxa de câmbio que será aplicada para toda a economia, incluindo o governo. Glenn não garante que todos os produtos e serviços terão os preços reduzidos de imediato, mas com oferta de dólar mais barato á venda, gradualmente o preço da maioria dos produtos nas lojas e a taxa no mercado paralelo tende a cair.
Isto também se aplica às companhias petrolíferas onde os varejistas precisam calcular custos e ajustar seus preços todas as semanas.
“Vamos trabalhar com uma taxa média. As pessoas precisam se acostumar com a nova situação. Além do leilão de troca, o governo está trabalhando em um pacote de medidas para beneficiar as pessoas socialmente desfavorecidas”, concluiu o diretor do Banco Central do Suriname (CBvS).
Deixe seu comentário abaixo.