spot_img
spot_img

Ataque em evento sobre liberdade de expressão mata 1

Atualizado há

- Publicidade -

Evento recebia embaixador francês no país e também o cartunista Lars Vilks, que desenhou o profeta Maomé com o corpo de um cachorro em 2007.

Um ataque a um café em Copenhague que promovia um debate sobre religião e liberdade de expressão terminou com um morto e três feridos. O evento prestava uma homenagem às vítimas do atentado contra a revista francesa Charlie Hebdo e contou com a presença do embaixador francês na Dinamarca, François Zimeray, e do cartunista sueco Lars Vilks, ameaçado de morte por muçulmanos em 2007 por ter retratado o profeta Maomé como um cachorro. Zimeray e Vilks saíram ilesos do ataque deste sábado.

Pelo menos 40 disparos foram ouvidos, segundo a rede britânica BBC. “Eles atiraram contra nós de fora do prédio. Foi a mesma intenção que tiveram no Charlie Hebdo, exceto que não puderam entrar”, disse o diplomata.

- Publicidade -

“Os guardas gritaram ‘todo mundo sai’ e nós fomos empurrados para fora da sala”, contou a organizadora do evento no café do café Krudttoenden, Helle Merete Brix, à Reuters, por telefone. “Eu vi um deles correndo, usando uma máscara. Não havia nenhuma maneira de descrever seu rosto. Eu nem tenho certeza se se tratava de um ou dois (suspeitos).” O comandante da polícia Henrik Blandebjerg disse à TV local que havia dois suspeitos, e que um carro de fuga foi encontrado nos arredores da capital. O homem morto tinha 40 anos.

Após os ataques contra a revista satírica Charlie Hebdo, em Paris, no começo do ano, Vilks havia dito à Associated Press que cada vez menos organizações o chamavam para eventos devido às preocupações de segurança. Ele afirmou também que achava que o serviço secreto da Suécia, que emprega guarda-costas para protegê-lo, reforçaria ainda mais a segurança em torno dele. Há dois anos, uma mulher norte-americana que chamava a si mesma de Jihad Jane foi condenada a dez anos de prisão por tramar a morte do artista.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: