GEORGETOWN – Ao longo de mais de duas décadas, a Igreja Universal do Reino de Deus tem desempenhado um papel vital na Guiana Inglesa, o único país de língua inglesa na América do Sul. Com 20 templos, 33 pastores e 120 obreiros, a presença da instituição religiosa tem sido uma âncora espiritual para muitos cidadãos em meio aos desafios sociais enfrentados.
O recente programa “Obreiros em Foco” lançou luz sobre o trabalho evangelístico em andamento na região, mostrando não apenas os esforços para difundir a fé, mas também os desafios reais enfrentados tanto pela população local quanto pelos próprios trabalhadores da Obra de Deus.
Segundo o Pastor Ricardo Santos, responsável pela Obra na Guiana Inglesa, a depressão tem sido um flagelo preocupante, levando a altos índices de suicídio. Além disso, a violência doméstica tem deixado suas marcas, revelando uma série de questões sociais profundas que precisam ser enfrentadas.
“Muitas pessoas vivem na miséria mesmo e, às vezes, não têm comida; há pessoas que moram perto de chiqueiros, não têm condição de pagar um aluguel, nem como construir uma casa, comprar uma terra e muitas pessoas têm vivido assim…”, lamentou o Pastor Ricardo em sua análise da situação atual.
As dificuldades financeiras enfrentadas pelos cidadãos da Guiana Inglesa são um reflexo da realidade econômica do país. A falta de recursos básicos torna-se uma barreira significativa para muitos, dificultando até mesmo as condições básicas de sobrevivência.
Apesar dos desafios, a Igreja Universal tem se empenhado em oferecer apoio espiritual e prático à comunidade. Programas de assistência social, distribuição de alimentos e apoio psicológico são algumas das iniciativas empreendidas para enfrentar os problemas enfrentados pelos cidadãos.