Agricultores da região do Alto Suriname receberam equipamentos para apoiar suas atividades agrícolas. São agricultores de catorze aldeias localizadas entre Pokigron e Lespansi 2 que poderão utilizar as máquinas agrícolas e outros equipamentos. A entrega ocorreu na quarta-feira (22), como parte do projeto ‘Capacity Building Bataliba en Boven-Suriname’. Este projeto é realizado por Tropenbos Suriname e é financiado pelo Escritório de Projetos Comunitários do Ministério de Finanças e Planejamento.
A transferência formal ocorreu na presença do Comissário Distrital Frits Dinge. Os agricultores tiveram uma demonstração de uso das máquinas. Trata-se de 4 trituradores a gasolina Deltapower 6,5 cv, para produção de composto a partir de matéria orgânica e para plantas de mulch; 4 peças de engenhos de mandioca a gasolina Trapp 7.0 (produzidos pela pomtayer) e 2 peças de cultivadores de 2 rodas Deltapower 11 cv com arado.
Um total de quatorze aldeias, agrupadas em 4 clusters, estão sendo favorecidas. Diz respeito às áreas do cluster: a área de Bataliba, Pokigron, Abenaston e Kajapaati. Cada cluster é equipado com um triturador e um moinho de mandioca. As máquinas de arar são distribuídas nas aldeias ao norte e ao sul de Atjoni. Moradores locais serão treinados no uso das máquinas e quatro pessoas ficarão encarregadas da manutenção e gerenciamento
Rudi van Kanten, diretor da Tropenbos Suriname, está convencido de que as máquinas contribuirão para a qualidade da agricultura e da agrofloresta na região. A organização também fornecerá treinamento nessas áreas. Jaswant Doekharan, gerente de projetos do Bureau for Community Projects, diz que o governo disponibilizou fundos para os próximos quatro anos para a realização de microprojetos de alto impacto. As áreas serão visitadas novamente após três meses para avaliação.