spot_img
spot_img

28 de janeiro é o dia mundial de combate a lepra

Atualizado há

- Publicidade -

Todos os anos, no último domingo de janeiro, é comemorado o dia de combate a lepra no Suriname.

“Neste dia, o mundo todo está chamando a atenção para a infecção bacteriana centenária que afeta principalmente a pele e os nervos de forma silenciosa e geralmente despercebida” informou o Instituto Nacional de Informação (NII) neste domingo (28).

A lepra é uma doença contagiosa causada pela bactéria da lepra e é transmitida por tosse ou espirros afetando principalmente os nervos, resultando em falta de sensibilidade e paralisia nas mãos e nos pés. Por essa razão, a pessoa diagnosticada com lepra não pode mais sentir se está queimado ou ferido nas áreas afetadas pela doença. Como consequência, surgem feridas, infecções, cegueira, mutilações severas e atrofiamento das mãos ou pés.

- Publicidade -

“Infelizmente, a lepra ainda não foi erradicada, nem mesmo no Suriname”, alerta o Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Informação (NII). Existem duas formas de lepra: a primeira começa com manchas no corpo onde existe pouca sensibilidade na pele. Na segunda e mais grave, aparecem caroços nas orelhas, no rosto, e no nariz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), A bactéria da lepra tem um longo tempo de incubação. Isso significa que a bactéria da hanseníase só é transmitida uma vez a cada duas semanas, em contraste com outras bactérias que se multiplicam a cada minuto, por exemplo. Como resultado, pode levar anos antes que os sintomas se desenvolvam e um paciente perceba os primeiros sintomas da doença.

A Organização Mundial da Saúde alerta para o fato de que uma pessoa só contrai a lepra se tiver contato prolongado com uma pessoa portadora da bactéria ou se você mesmo tiver a tendência de desenvolver lepra, mas isso só acontece com 5% das pessoas no mundo todo.

O Ministério da Saúde do Suriname alerta as pessoas para que fiquem atentas para manchas no corpo onde não há dor nem sensibilidade ou nódulos no rosto ou em outro lugar do corpo. Assim que você notar um desses sintomas, você deve procurar imediatamente um médico dermatologista para um exame gratuito nos hospitais públicos do Suriname.

A lepra é hoje uma doença tratável com uma média de tratamento de 6 a 12 meses, dependendo dos sintomas e se o paciente procurar ajuda médica no início da infecção. O tratamento da hanseníase é gratuito e, após a primeira fase do tratamento, o paciente não representa mais risco de transmitir a bactéria para outra pessoa.

Para mais informações, como horário de funcionamento e os métodos de tratamento realizados pelo Departamento de Dermatologia visite o site www.derma.sr.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: