spot_img
spot_img

Varela toma posse como presidente do Panamá para 2014-2019

Atualizado há

- Publicidade -

Cerimônia foi realizada em estádio de futebol na capital panamenha. Isabel Saint Malo assumiu vice-presidência e falou sobre enfoque social.

 

Juan Carlos Varela tomou posse nesta terça-feira (1º) como presidente do Panamá para o período 2014-2019, em um ato em um estádio de futebol da capital panamenha diante de convidados especiais e milhares de espectadores.

“Juro a Deus e à pátria cumprir fielmente a Constituição e as leis da República”, disse Varela, para depois receber a faixa presidencial das mãos do titular do parlamento, o deputado governista Adolfo Valderrama.

- Publicidade -

Imediatamente depois jurou ao cargo de vice-presidente Isabel Saint Malo, companheira de chapa de Varela nas eleições que foram realizadas em 4 de maio, e em seguida Valderrama fez um discurso.

Valderrama, correligionário de Varela no Partido Panameñista (PPa), destacou o enfoque social que terá o novo governo e falou da obrigação do parlamento de atuar de maneira independente, baseado no diálogo e a negociação das distintas forças políticas.

O ato oficial começou com quase duas horas de atraso, às 12h51  do horário local (14h51 em Brasília), no estádio de futebol Rommel Fernández com a presença de vários presidentes ibero-americanos, delegações de alto nível e milhares de convidados especiais e espectadores.

Desafios
Varela já anunciou que uma de suas prioridades é restabelecer relações com a Venezuela, que rompeu relações diplomáticas com o Panamá em março ao considerar o governo do atual presidente, Ricardo Martinelli, um “lacaio” dos Estados Unidos..

“Quero deixar claro que a política externa do nosso governo será de diálogo, convergência, tolerância e mediação, em busca do bem-estar de todos os povos”, afirmou Varela no discurso presidencial.

Mas, seu maior desafio será terminar os trabalhos de ampliação do Canal de Panamá, que estão atrasados há mais de um ano.

No primeiro ano de operações do canal ampliado, por onde poderão passar navios com 12 mil contêineres – o triplo da capacidade atual -, calcula-se que o rendimento será de US$ 300 milhões adicionais aos cerca de US$ 1 bilhão atuais.

“Fomos abençoados em ter o Canal: uma obra a serviço do nosso país e do comércio mundial. Como presidente, eu garantirei que a expansão do Canal seja cumprida com sucesso, protegendo os interesses do Estado panamenho”, destacou Varela no discurso de posse.

Aos 50 anos, Varela, empresário do setor de bebidas, governará o Panamá por cinco anos após vencer as eleições de 4 de maio. Ele terá o apoio da maioria do Congresso, graças a uma aliança com o social-democrata Partido Revolucionário Democrático, mas terá como líder da oposição o presidente Martinelli.

Martinelli, por sua vez, deixa o poder com alto índice de popularidade, apesar das denúncias de corrupção contra seu governo.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: